Passear e "azulejar" pelo Porto . Um tour e um workshop de azulejos.

azulejo, pincel, tinta, mapa e avental


Esta atividade surgiu a partir de duas amigas encantadas pela cidade do Porto e por azulejos.
Eu e a Ninoska que é professora de pintura e cerâmica em várias escolas e museus do Porto e região e tem um conhecimento histórico e técnico deste material que tanto chama a atenção dos turistas e que os portugueses orgulham-se.

Rita Branco e Ninoska Trillo junto à uma parede de azulejos
Eu e a Ninoska adoramos Passear e Azulejar pela cidade


Passear e "azulejar" é uma experiência criativa que permite  conhecer mais sobre a história da cidade do Porto e arredores, num roteiro por alguns locais fora do comum e a arte de pintar azulejos.
A ideia é conhecer as várias técnicas de produção e pintura dos azulejos em várias épocas. Técnicas seculares que passaram do artesanal ao industrial sem nunca deixar de ter o trabalho manual e artístico em cada azulejo...


Passear:

Num agradável passeio de aproximadamente uma hora de tour por entre os azulejos da cidade, vamos conhecendo o período que foram ali colocados, a técnica que foi utilizada e muitas vezes, passamos por alguns exemplares pouco conhecidos e que muitas vezes são únicos tão bonitos como os mais conhecidos e procurados pelos turistas.
Por isso, é indicado não só para quem visita a cidade, mas também para os locais que muitas vezes não se dão conta destas belezas na sua própria cidade.
Esta é uma experiência não só visual, mas de tacto. Muitos azulejos, apetecem-nos tocar e sentí-los.

uma mão tocando nos azulejos do Porto
Sentir os azulejos

Duas mulheres observando uma parede de azulejos no Porto

uma mão tocando num azulejo numa prateleira

Um grupo de pessoas observando uma parede de azulejos no Porto

Azulejar

Depois do tour por algumas ruas da cidade é hora de sentar e colocar o lado criativo em prática.
Através de técnicas muito fáceis, a Ninoska vai conduzindo o participante de maneira leve e calma a pintar o seu próprio azulejo.
Num  ambiente agradável ao redor, o participante aos poucos vai se sentindo seguro e em menos de uma hora pinta o seu próprio azulejo.

4 pessoas num workshop de azulejos num jardim
Uma atividade para todas as idades


pintura de azulejos, um copo de vinho do porto, pinceis e tintas

4 mulheres segurando os azueljos que pintaram no workshop
 No final há sempre sorrisos!
 

Depois de pintados, os azulejos passam uma noite num formo específico para cerâmica - à 1.000 graus, para fixação das cores e vitrificação. Por isso só é entregue no dia seguinte, em local e horário a combinar.

azulejo pintado num workshop


Se vem para o Porto e adora os azulejos portugueses ou se é da cidade e também quer conhecer mais sobre este tema e aprender a pintar o seu próprio azulejo, vai adorar esta experiência!
O melhor souvenir de viagem que você pode levar na mala. Um azulejo de sua autoria!

Passear e azulejar em tempos de Covid-19



Diante da Pandemia causada pelo virus Covid-19, tivemos que nos adaptar à nova realidade da situação para podermos proteger a todos enquanto Passeamos e Azulejamos, seguindo as normas da Direção Geral da Saúde e as   recomendações da formação profissional da Escola de Hotelaria e Turismo de Portugal: Clean & Safe.

Certificado de participação da Formação do Selo Clean & Safe

Por isso, o Passear e Azulejar só poderá se realizar em grupos de no mínimo 2 e máximo 6 pessoas da mesma família ou grupo de amigos.
Todo o material utilizado será individual e será desinfetado e protegido antes da utilização.
Será obrigatório o uso de máscara a todos os participantes, e também iremos disponibilizar    álcool gel.


álcool gel, luvas, máscaras e azulejo

Reúna a sua família e seus amigos, numa atividade cultural e criativa no Porto.
E em segurança!


mulheres pintando azulejos

Para quem não Pode viajar para o Porto:

Passear e Azulejar On Line


Esta é uma forma diferente e divertida de estar próximo dos azulejos portugueses  para quem está impossibilitado de viajar para o Porto.
Através de uma apresentação via plataforma digital vamos mostrar-lhes diversos tipos de azulejos não só do Porto mas também das duas cidades vizinhas Vila Nova de Gaia e Matosinhos. Painéis e fachadas quase "secretos", distantes uns dos outros, o que seria impossível conhecer num tour presencial à pé.
Você pode reunir a família e os amigos e durante uma hora e meia aproximadamente, vamos fazer juntos uma imersão no mundo dos azulejos portugueses. Sua história, sua produção, como são colocados e outras curiosidades. Diga qual a melhor data e horário e nós vamos viabilizar um tour on line exclusivo para você e seu grupo de amigos ou família.
Você vai receber por email fotos de vários azulejos em alta resolução que poderão ser impressos em vários formatos para decorar ou em objetos pessoais. Vale soltar a criatividade!

fotos e quadros de azulejos

Recebe também uma série de azulejos para imprimir e pintar com a família, e  um Voucher para pintar o seu azulejo quando viajar para  o Porto, que pode ser transferido para outra pessoa.

pintura de azulejos em papel
 
Inscreva-se aqui: Passear e Azulejar On Line

Depoimento de quem já fez:


O tour foi ótimo e um dos melhores que eu já fiz. Veja, eu não tenho paciência para quase nenhum passeio guiado pois sempre sinto que falta uma certa alta/paixão pelo assunto mas no de ontem foi diferente: vcs se ateram a pequenos detalhes que fizeram a experiência muito especial. Pode ter certeza que eu recomendarei para quem mais vier ao Porto (P.D. - São Paulo)

"A Ninoska levou a gente por ruas pouco conhecidas do Porto pra mostrar fachadas de azulejo belíssimas de várias épocas e estilos. É interessantíssimo. E os olhos da Ninoska brilham ao falar sobre aquilo, o que faz toda a diferença.
Como se esse passeio e essa aula já não bastassem, ainda pudemos fazer o nosso próprio azulejo, tudo com supervisão e dicas da especialista." (L.P. - Berlim)

"Uma experiência genial!" Annais de Lyon - França

Quem já fez e divulgou:

Naiara Back do Blog: Aqueles que Viajam
Luíza Antunes do Blog: 360 Meridianos
Susana Ribeiro do Blog: Viaje Comigo

Mel Fronckowiak do programa  Destino Certo do Canal Mais da Globosat:



Quer Passear e Azulejar?

Informações: oportoencanta@gmail.com 




Comentários

  1. Que otimo !!! Sempre gostaria de poder fazer isso, e agora graças à Rita sim podemos!

    Até breve no Porto a "azulejar",

    Elena :)

    ResponderExcluir
  2. Adorei, Rita. É um passeio diferente e uma divertida e entretenida de conhecer a história de Portugal. E depois de todo o conhecimento histórico e cultural ir a uma galeria pintar azulejos, me parece o máximo.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. O Porto encanta mesmo!!! Adorei participar do "Passear e Azulejar", pois é um momento impar de prazer e alegria poder pintar um azulejo, mesmo sem experiência alguma, num ambiente com uma vista maravilhosa e ao sabor de um delicioso vinho, Isto depois de caminhar pelas ruas, desfrutando dos conhecimentos da guia quanto a história e técnicas da pintura dos azulejos. Depois do curso, passei a admirar mais os azulejos e seus detalhes. Curti muito o meu azulejo. Muito legal!!!

    ResponderExcluir
  5. Eu adorei esse passeio!! A Ninoska tem muita paixão pelos azulejos, ela nos apresentou painéis pelos quais já tínhamos passado e nunca tínhamos visto. Além de aprendermos mais sobre esta bela arte, foi possível conhecer de perto as técnicas e ainda saber diferenciá-las - pra mim isso não seria possível se não tivesse a experiência de pintar eu mesma depois. Agora ficou o gostinho de quero-mais! Obrigada por nos proporcionar esse passeio maravilhoso, Rita!

    ResponderExcluir
  6. Olá, me interessei pelo passeio! Mas, não responderam o meu e-mail. Por favor, segue o contato: thalitaokura@gmail.com. Estarei no Porto de 9 a 12/01.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thalita! Peço imensas desculpas, não vi o e'mail, vou já procurar e responder. Obrigada!

      Excluir
  7. Ola esta chegaremos em Porto amanhâ, dia 19 e ficaremos ate dia 25 e fiquei interessado em saber um pouco mais sobre essa programacao. Aguardo retorno. Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcelo. Obrigada pelo seu interesse. Você poderia me passar um e'mail para oportoencanta@gmail.com, assim eu envio todas as informações, ok? Obrigada

      Excluir
  8. como faço pra participar disso. Amei!!!!! responda para recabdo@yahoo.com.br.
    Estou indo de 18 a 26 de maio de 2017, poderei participar????Quanto custa? Onde increvo?

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Oi Rita, enviei um email para você no oportoencanta@gmail.com. Estou indo para o Porto nos dias 10 a 15 de outubro e tenho interesse em fazer o "Passear e azulejar". Estou aguardando as informações para ver se ainda dá tempo de fazer o passeio. Abraço, Wagner

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Rita! Tudo bem? Estou organizando uma viagem ao Porto em outubro deste ano, com um pequeno grupo comigo. Acabo de te mandar um e-mail para saber de seus preços e disponibilidade de horário para os dias em que aí pretendo ficar (para saída fotográfica e seu maravilhoso workshop de azulejos). Tomara consigamos nos falar em breve! Aguardo resposta e um forte abraço!

    ResponderExcluir
  13. Olá Rita,

    Em nome da equipa solteiros contra casados, gostaríamos de lhe felicitar pela excelente sugestão.

    Continuação de excelentes partilhas

    ResponderExcluir
  14. Este ano pretendo conhecer Portugal, em especial a região do Porto. Adorei saber que terei a possibilidade de fazer um workshop de azulejos! Espero ter a oportunidade de participar quando lá estiver.
    Um abraço,

    Claudio Pacheco

    ResponderExcluir
  15. Olá! Onde posso saber datas próximas p workshops de azulejos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde. O Passear e Azulejar é uma atividade exclusiva para você, sua família ou grupo. Pode ter mais informações pelo e-mail: oportoencanta@gmail.com

      Excluir

Postar um comentário