Aprender mais sobre os vinhos verdes. No Vinho Verde Wine Fest.

Chegou ao Porto no ano passado e este ano se afirmou como mais um evento anual da cidade.
O Vinho Verde Wine Fest instalou-se no Porto nas margens do Douro com vista para V.N. de Gaia, a outra margem que abriga os vinho do porto para  celebrar os vinhos vindos da Região do Minho. Os refrescantes Vinhos Verdes que vão tão bem no Verão...



Veja como foi a primeira edição do Vinho Verde Wine Fest: AQUI
Mas o #Vinho Verde Wine Fest não é só festa. É aprender. E foi isto que fui lá fazer desta vez.
Assisti à prova comentada "Verdes de Excelência" pelo produtor de vinhos Bruno Valente onde tive a oportunidade de conhecer 4 dos melhores vinhos que estavam em exposição no evento deste ano.

Muros Antigos,  Covela, Soalheiro, todos 2014 e Vinhas Antigas 2012





Bruno Valente mostra-nos a região dos vinhos Verdes em Portugal. Uma região demarcada, único lugar no mundo que pode produzir estes vinhos.

Os 4 vinhos em prova vêm da região do Rio Lima, de Baião, Monção e Melgaço.



O primeiro vinho, o Muros Antigos, 2014, produzido na região do Rio Lima, casta Loureiro, tem sabor intenso, persistente na boca. É armazenado em cubas inox e é ideal para acompanhar petiscos.



O segundo vinho, veio da região de Baião, o Covela 2014, feito através da casta avesso, tem menos aroma, mas é mais presente na boca. Tem menos acidez e mais mineralidade. Também vai bem com aperitivos, saladas e peixes leves.





Cores. sabores e aromas. É por isso que o mundo dos vinhos encanta. É uma arte.
Vale sempre a pena aprender sobre eles.



A prova segue para a região de Monção e Melgaço onde está predominante a casa que é a casta-rainha dos vinhos verdes: alvarinho.
O Soalheiro 2014, primeiras vinhas, envelhecido em barricas de carvalho usado, tem cor, aroma, mas talvez deva ficar mais um ano ou dois para amadurecer um bocado. Mas um Soalheiro é sempre um Soalheiro e quem não quiser esperar, o melhor que faz é bebe-lo...


O último vinho, também da região Monção/Melgaço é o Vinhas Antigas 2012. 100% fermentado em madeira. Tem uma cor mais intensa que os demais, tem um sabor bastante complexo, e harmoniza muito bem com bacalhau.



A humilde opinião desta aprendiz do mundo dos vinhos que vos escreve: sempre fui fã incondicional dos vinhos Soalheiro, mas desta vez, fiquei rendida ao Vinhas Antigas 2012. Excelente escolha na sua próxima compra, ou no restaurante para acompanhar a sua refeição.

Além da sugestão destes vinhos, fica a dica para quem vem ao Porto no Verão, acompanhe as datas do Vinho Verde Wine Fest para celebrar os dias quentes no Porto com estes vinhos com tanta frescura e tão aromáticos, que os diferenciam dos demais.
Deixe-se encantar pelos vinhos  e as suas festas na cidade do Porto!
vinhoverdewinefest.com 


Comentários