quarta-feira, 22 de julho de 2015

Passeio de um dia no Vale do Douro.

Quem tem pouco tempo e só pode dedicar um dia da sua viagem para o Douro Vinhateiro, a região produtora dos vinhos do Porto e do Douro, tem que se programar muito bem porque a região do Douro é linda mas tem que ter um certo conhecimento para optimizar a sua ida até lá.
Em parceria com uma das melhores empresas de enoturismo do Porto, a minha sugestão é um tour especial para aquela região.

A Sara Dias,a guia que vai lhe conduzir até lá é uma profunda conhecedora da região do Douro e sabe programar momentos muitos especiais naquela região tão linda do Norte de Portugal.
Existem opções de tours exclusivos ou em pequenos grupos, mas sempre com poucas pessoas, e com o máximo de conforto para todos.

Saindo e chegando do próprio hotel, onde os turistas estão hospedados.

Durante o caminho até lá (são aproximadamente 100 kms do Porto para o Douro Vinhateiro), muita conversa sobre o Douro, os seus vinhos, a sua geografia e principalmente sobre as pessoas do Douro.

E são estas pessoas que estão lá sempre à  espera na  primeira paragem. As frutas da época são o chamariz. 


É uma espécie de boas-vindas ao Douro, a região que produz com exclusividade o vinho do Porto...



Mais uma passagem obrigatória: a estação de comboios/trens do Pinhão, onde os belíssimos painéis de azulejos mostram cenas históricas da produção do vinho do Porto...




Não tem como ir ao Douro e não ir a um dos miradouros mais altos para ver esta paisagem magnífica!





Uma paisagem esculpida pelo homem e pela natureza...


Tem também a oportunidade de visitar um museu de azeite familiar. Um espaço diferente e único. O antigo lagar de azeite de uma família, foi transformado em museu para mostrar como era feita a produção artesanal do azeite há tempos atrás.


uma autentica viagem no tempo...










aqui, uma combinação perfeita: pão com azeite e mel.

Depois dos azeites, os vinhos. E conhecer uma quinta produtora de vinhos no Douro é fundamental. Na o contacto com as vinhas e a vista incrível para o rio encantam...


Conhecer os vários vinhos do Douro, provar, aprender um pouco mais sobre a produção e o armazenamento...





Depois do almoço, o rio está a espera. E um passeio de barco exclusivo ou em grupo...





Um percurso de quase uma hora, na região mais bonita do Douro Vinhateiro, dá para ter uma outra perspecitiva das vinhas, dos socalcos e do trabalho do homem ao esculpir aquela paisagem...


sempre com as explicações de quem conhece muito bem a região...




Mais uma sugestão para conhecer o Douro Vinhateiro. Quem vem ao Porto deve separar pelo menos um dia para ir até a belíssima região produtora dos vinhos do Douro e do Porto,  além de apreciar a ótima gastronomia e a paisagem inesquecível.

Informações:
oportoencanta@gmail.com

Se quiser optar por um roteiro de enoturismo de dois dias pela região do Douro, Vinhos Verde e Moscatel pode ver: AQUI

2 comentários:

  1. Excelente trabalho de divulgação das belezas do "Douro Vinhateiro " património mundial da humanidade.

    ResponderExcluir