Preparar e comer o seu peixe grelhado. No workshop do Restaurante O Xarroco.

O desafio veio de um dos mais tradicionais restaurantes em  Matosinhos, lugar famoso na região do Porto para se comer um bom peixe .
O Restaurante O Xarroco, abre as portas da sua cozinha e coloca o seu mais experiente grelhador de peixes a nos ensinar a preparar um bom peixe grelhado.
Desafio feito e lá vou eu!

Num fim de tarde super agradável em Matosinhos em boa companhia, inclusive do proprietário do restaurante, o Sr. Amaro Pinho as portas d'O Xarroco abriram-se para esta mais nova experiência na minha vida, uma vez que para mim, isto foi mesmo um desafio!


As douradas e todas as "ferramentas" necessárias lá estão à espera.
E o Mário, carinhosamente chamado pelos colegas de "Mourinho das Brasas" mostra-nos o passo-a-passo para se arranjar um bom peixe escalado...




Desafio é desafio e portanto... mão na massa, ou melhor no peixe...










Pacientemente, o Mário vai explicando a cada um, os segredos para se limpar e abrir o peixe.





Entre boas conversas, segredos e dicas, hora e meia passam num instante até o peixe ir à mesa.
Antes disso, a brasa já está na temperatura ideal, o peixe vai ser temperado e o Mário, vai nos explicar o tempo necessário para grelhar, de um lado e do outro...





Servido com batatas ao murro, legumes salteados e um copo de vinho da casa, o peixe vai para a sala principal do restaurante onde tive o orgulho de saborear o meu primeiro peixe preparado do início ao fim!

especial!
Isto é o  que  O Xarroco quer partilhar com os seus clientes, a satisfação do "aprender a fazer"  e degustar um peixe bem preparado.

Mas não é possível sair de lá sem provar as sobremesas especiais da casa. O leite creme é a grande especialidade , porque também tem um segredo que pode ser revelado neste workshop. E tem ainda doces sazonais feitos à surpresa como esta bomboca de morango com leite condensado e chocolate... 

delícia!

Uma sugestão para turistas e locais: um grupo de amigos e um jantar preparado por todos.
Para saborear e conviver...
Vale a pena!


Restaurante O Xarroco
Rua Heróis de França, 507 Matosinhos








Comentários