IN Spiritum. O primeiro Festival Internacional que vai contemplar o Porto.

Na última Quarta-Feira, foi apresentado o I Festival Internacional IN Spiritum.
O primeiro festival de música e patrimonio de Portugal, que pretende contemplar a cidade do Porto através de apresentações de artistas renomados internacionalmente em lugares consagrados pertencentes ao Patrimonio Histórico da cidade do Porto, onde o repertório será cuidadosamente selecionado para estes lugares.

Segundo a Drª Maria Cândida Rocha e Silva, presidente do Banco Carregosa, um dos patrocinadores, deste festival, este é um evento que  vem para ficar e acontecer na cidade do Porto todos os meses de Abril.



A Associação Comercial do Porto, também uma das patrocinadoras do festival,  ali representada pelo seu presidente, o Dr. Nuno Botelho, carinhosamente abriu as portas do Salão Nobre do Palácio da Bolsa, para receber esta apresentação, que também contou com a presença do vereador da Ação Social Dr. Manuel Pizarro e do vereador da Cultura Dr. Paulo Cunha e Silva, representando o apoio institucional da Câmara Municipal do Porto.

Dr. Nuno Botelho, presidente da Associação Comercial do Porto

Dr. Paulo Cunha e Silva, Vereador da Cultura do Porto

O ponto alto desta apresentação do I Festival IN Spiritum no belíssimo Salão Nobre do Palácio da Bolsa, foi o concerto apresentado pelos músicos Rosana Orsini, soprano e Marco Brescia, pianista, que juntamente com os empresários Raquel Gomes e Alfredo Costa da Busílis Comunicação são os idealizadores e organizadores deste acontecimento tão sublime que decorrerá entre os dias 23 e 27 de Abril de 2014, nos seguintes edifícios emblemáticos da cidade: Casa do Infante, Mosteiro de São Bento da Vitória, Igreja de São Lourenço, Coro da Igreja de São Bento da Vitória, Igreja de Santa Clara e Sé do Porto


Assim, como acontecerá no festival, este concerto de apresentação, também foi cuidadosamente preparado pelos músicos, especialmente para o Salão Nobre (também conhecido como Salão Árabe) do Palácio da Bolsa.


O programa do concerto Désir de L'Orient, descreve:

|O fascínio pelo Oriente, impulsionado pelas expansões napoleónicas, fez-se notar com especial brilhantismo nas artes em França, onde compositores da envergadura de Georges Bizet e Camille Saint-Saëns criaram páginas musicais de grande beleza, que encontram no feérico Salão Árabe do Palácio da Bolsa do Porto a mais perfeita ressonância, comungando do mesmo espírito de evasão onírica a um mundo distante e fantástico|



E a beleza desta descrição, fez-se sentir neste concerto muito especial. Excelente...



A soprano Rosana Orsini

O pianista Marco Brescia

Aqui um pequeno vídeo de pouco mais de 1 minuto, para  poder apreciar o que foi a apresentação do festival e para ficarmos na expectativa das demais apresentações que acontecerão durante o I Festival Internacional In Spiritum:




Porque o Porto... merece esta contemplação!
Se vive no Porto ou estará na cidade entre os dias 23 e 27 de Abril, programe-se.

Todas as informações sobre o Festival aqui: www.festivalinspiritum.com

Acompanhe também no: Facebook/inspiritum

Comentários