O Melhor Destino Europeu em 2014 é: esta cidade que não se deixa vencer!

Em 2012, o Porto foi eleito o Melhor Destino Europeu pelo European Consumers Choise (www.europeanconsumerschoice.org). Foi mais ou menos uma surpresa para a cidade, que até então via o número de turistas aumentar ano após ano. E  passou a ser um destino de moda. Uma moda que veio para ficar.
Em 2013, o Porto não venceu porque não estava na lista dos concorrentes. Ganhou Istambul.
Na altura, eu escrevi um post sobre este estatuto de Melhor Destino Europeu, que não se perde de um ano para o outro, e descrevi os muito motivos que fazem do Porto uma cidade que será sempre um excelente destino europeu. Ver o post AQUI.

O ano de 2014 começa com o Porto novamente na lista dos 20 concorrentes. Por se tratar de uma votação on-line no site www.europeanbestdestinations.org/top/europe-best-destinations-2014, a cidade do Porto, que é conhecida como Cidade Invicta, que nunca se deixou vencer, desde os tempos de batalhas e conquistas, uma vez que já havia conquistado este estatuto em 2012, fez de tudo para não o perdê-lo este ano e mobilizou-se amplamente para conseguir a maior votação. E conseguiu. E venceu.

A beleza desta cidade está expressa neste vídeo fantástico, amplamente divulgado a partir do momento da divulgação do resultado:


Porto - European Best Destination 2014 from Atmos Aerial Filming on Vimeo.

 Votaram os portuense, votaram os que não são portuense mas adoram a cidade, votaram os turistas que passaram por aqui no período da votação, votaram, votaram e votaram.

E na última Quinta-Feira, a cidade amanheceu orgulhosa de si própria, como o Melhor Destino Europeu por duas vezes.

Fiquei pensando que isto só pode acontecer, por que as pessoas do Porto, são mesmo agarradas a esta cidade com todas as suas forças. Os concorrentes eram fortíssimos como Madrid, Milão, Viena, Roma e outros. Mas o Porto não se deixou vencer!

Decididamente o Porto é o Melhor Destino Europeu, porque além de ser realmente uma cidade linda, tem na gente da sua cidade o prazer de saber receber. Não há quem fique indiferente com esta amável hospitalidade que vai do simples ao requinte. E da mistura do tradicional com o mais moderno em todas as esquinas.
Esta cidade tem alma.


Adora sorrir e fazer sorrir...







Esta cidade e suas pessoas, adoram fazer festa!





Adoram dançar na rua...



Mas também gostam da calma do pôr do sol.
A beira do rio, ou a beira do mar...




Tem muito orgulho do seu vinho... do Porto!


E adoram as artes...





Com tudo isto e muito mais, os turistas que por aqui passam sentem-se assim...







Esta cidade entra em sintonia com quem por cá passa...









É certo que a cidade tem os seus problemas, porque apesar de pequena é a segunda maior cidade do país.
E como toda cidade nesta proporção, enfrenta dificuldades no seu dia a dia e precisa melhorar em muitas coisas. Mas ainda bem que nada é perfeito. Porque é exatamente por isso, que o Porto... encanta.

Se está programando suas próximas férias... O Melhor Destino Europeu em 2014, é aqui!


Comentários

Postar um comentário