O Mercado do Bolhão encanta.

Fachada do Mercado do Bolhão, entrada da estaçã de metro Bolhão e algumas pessoas na calçada

É impossível ficar indiferente ao monumental edifício do Mercado do Bolhão, o mercado público mais emblemático da cidade do Porto. 
Esta construção é de 1914, mas desde 1837 naquele quarteirão já se acomodavam os vendedores reunidos de diversos outros mercados da cidade.
O seu nome dá-se devido a  uma bolha de água naquele terreno, onde posteriormente foi construída uma fonte no interior do próprio mercado. 


algumas pessoas observando a fonte no interior d Mercado do Bolhão

Depois de quase cinco anos fechado para restauro e modernização, o Mercado do Bolhão voltou a reabrir em Setembro de 2022 mantendo a arquitetura original do início do séc. XX mas com uma nova aparência. Totalmente recuperado, limpo, claro e com jeito de que vai melhorar ainda mais.
O espaço central onde ficam os tradicionais vendedores já está composto por 70 vendedores. 

Estrutura interior do Mercado do Bolhão, com s corredores centrais compostos com vendedores e pessoas a circular

Por lá misturam-se moradores da cidade e turistas em busca de bons produtos frescos e de estarem próximos da identidade da cidade. Não temos dúvidas que nos mercados públicos das cidades encontramos os locais mais genuínos e a cultura de um lugar que visitamos passa muito por estes lugares. Vale a pena ficar por lá a observar a comunicação entre as gentes do Porto.
Quem procura boas frutas ou sucos/sumos naturais vai encontrar com facilidade no Bolhão.
O bacalhau tão desejado pelos viajantes brasileiros também está  por lá. Basta pedir para que seja embrulhado à vácuo e está pronto para passar nos aeroportos brasileiros sem problemas.


Banca com v´rios tipos de bacalhau expostos no mercado do Bolhão e vendedor a arranjar algum baalhau

Banca co temperos e pimentas penduradas com pessoas a circular

banca de frutas no mercado do Bolhão

Alho e Pimenta expostos no Mercado do Bolhão

A arquitetura é um dos destaques do Mercado do Bolhão, boa parte dela  em ferro. E este foi o grande desafio na sua recuperação. 


Estrutura interior do Mercado do Bolhão com pessoas a circular

No piso superior há restaurantes para desfruta de uma boa refeição com vistas para o Mercado.
E também é possível provar vinhos, queijos e outros petiscos em várias bancas que estão localizadas junto aos vendedores de frescos.

copo de vinho e um cone de papel com vários pedaços de queijos
na minha última ida ao Bolhão, provei um ótimo vinho da região do Douro acompanhado de uma seleção de queijos da Queijaria Amaral.   

 Não deixe de visitar este património da cidade tão junto das pessoas locais.

Deixei abaixo as imagens que fiz em tempos que o Bolhão não estava tão bom de se ver: 

Em  2014 fiz uma série de fotografias que iriam ficar para a memória já que o Bolhão em breve iria fechar para longos anos de restauro:

banca de legumes e pimentas penduradas no Mercado do Bolhãod

Mercado do Bolhão - meu primeiro post sobre o mercado em 2012


Era uma pena ver os turistas olharem para o edifício tão degradado.

antiga estrutura central do Mercado do Bolhão


Esta construção belíssima de arquitetura estilo neoclássica, muito vanguarda para aqueles tempos em que começou a ser construído em 1914, pelo arquiteto Correia da Silva, apresenta uma mistura de betão, estruturas em ferro, coberturas em madeira e cantarias de granito.
Assim como alguns outros edifícios emblemáticos da cidade, como a Estação de São Bento e o Mercado de Ferreira Borges, o Mercado do Bolhão apresenta estruturas metálicas com desenhos belíssimos.
E foi nos desenhos em ferro que concentrei a minha visão na ocasião desta visita ao Mercado...

estrutura de ferro enferrujada e gaivota ao fundo

teto do mercado do Bolhão antes de ser reformado e lua nova ao fundo

Num olhar por entre os ferros da estrutura  e o colorido dos frescos ali vendidos que resolvi fazer esta homenagem/apelo ao Bolhão. Para que ele ficasse lindo novamente e em breve!

Mercado é mercado e eu  adoro andar por uma feira e um mercado. E há muitos turistas que fazem questão de visitar os mercados e feiras de uma cidade. 

vendedor e banca com várias caixas de peixes expostos

frutas expostas por detrás de grades enferrujadas no Mercado do Bolhão


Agora em 2022 aquela arquitetura especial volta a encher os olhos de todos e  as vendedoras que estão sempre a nos chamar de "Meu Amor", voltaram para a sua casa original.

No período em que o Mercado do Bolhão esteve fechado para recuperação, os vendedores foram transferidos para o Mercado Temporário do Bolhão. Veja como foi: AQUI

A SIC, televisão portuguesa acompanhou o período quando o mercado foi encerrado, suas obras e como ele ficou depois de totalmente recuperado, pode ver neste documentário: Bolhão, quem te viu e quem te vê.

No site mercadobolhao.pt tem todas as informações do Mercado do Bolhão, inclusive a agenda de vários eventos que lá se realizam, a maioria deles relacionados à gastronomia portuguesa inclusive para as crianças.

Porque o Porto encanta.... e o Mercado do Bolhão também.


Comentários