E para as tardes frias: um chá das 5 com glamour!


Mesa de chá das 5 com xícaras de chá, scones, manteiga e compotas

No Grande Hotel do Porto


As tardes frias e chuvosas no Outono e Inverno do Porto são inevitáveis.
Mas há programas ideais para esta altura do ano, e um dos que eu mais gosto é tomar um bom chá acompanhado de scones. O scone, um "quick bread" é uma receita de origem escocesa e que tradicionalmente acompanha o chá das 5. Um hábito muito europeu. E que para mim é uma combinação perfeita: tarde fria, chá e scones.
Fica ainda mais especial quando escolhemos uma ambiente com charme e glamour, como o "The Windsor Bar" do Grande Hotel do Porto, que fica localizado numa das ruas mais famosas do centro da cidade do Porto, por ser a principal rua do comércio tradicional da cidade, a Rua de Santa Catarina.
Este emblemático hotel  mantém toda a atmosfera dos finais do século XIX, quando era o local de eleição da aristocracia portuguesa e internacional.
Era palco de grandes reuniões entre políticos, artistas e intelectuais da época.
Um hotel com charme e com história.


lobby do Grande Hotel do Porto

Uma história que também remete-nos ao Brasil, porque foi aqui que D. Pedro II o Imperador do Brasil, junto com sua esposa D. Teresa Cristina hospedaram-se quando foram exilados do Brasil em decorrência da Proclamação da República. D. Teresa diante da tristeza ao saber que nunca mais poderia regressar ao Brasil, adoece e vem a falecer neste hotel. 

As áreas comuns do hotel,  são abertas ao público e é uma agradável surpresa entrar por aquela porta  da Rua de Santa Catarina para apreciarmos espaços tão especiais.
O Bar The Windsor e o Restaurante D. Pedro II podem ser frequentados por quem não é hospedo do hotel. Vale a visita porque muitos dos espaços ainda mantém à atmosfera de outros tempos.

O "Chá das 5", é um dos serviços do Grande Hotel do Porto que é aberto ao público.
O chá pode ser escolhido num universo de 12 variedades evem acompanhado de 2 scones, compota e manteiga.


mão colocando compota em scone numa mesa de chá das 5


O atendimento é especial. Junte-se a tudo isto, a beleza da decoração  britânica do "The Windsor Bar", uma homenagem ao Duque de Windsor, outro ilustre hóspede do Grande Hotel do Porto...

Bar Windsor do Grande Hotel do Porto

Galeria de fotos do Duque de Windsor


Se preferir, pode pedir o "Chá das 5" no Salão das Colunas, um espaço fantástico que convida a ficar por ali, no conforto dos sofás e poltronas, para apreciar também a decoração clássica de um espaço por onde por lá passaram personalidades tão importantes de outros tempos...

Sala no lobby do Grande Hotel do Porto


No corredor que faz a ligação entre o bar e o restaurante podemos ver vários quadros de dedicatórias de hóspedes famosos que por ali passaram, alguns muito conhecidos!

Dedicatória do Da Lai Lama na parede do Grande Hotel do Porto

Dedicatória do cantos Roberto Carlos na parede do Grande Hotel do Porto


Para esquecer facilmente dos dias frios e chuvosos

mesa de cha com chá scones, manteiga e compota


Fica a dica. Se vem ao Porto em tempos de frio e chuva, este é um programa muito especial.
Chá com scones. De preferência num lugar muito especial como este no Grande Hotel do Porto.
E se vive na cidade e ainda não conhece este local tão emblemático e charmoso da cidade, um "Chá das 5" é um bom motivo!

Grande Hotel do Porto
Rua de Santa Catarina, 197
tl. + 351 222 076 690

O "Chá das 5" é servido todos os dias da semana. Custo por pessoa: € 3,95.

Se quiser se hospedar neste hotel cheio de charme e de história com excelente localização, na rua mais movimentada do comércio tradicional do Porto  faça a sua reserva: Grande Hotel do Porto. Vai ficar a poucos passos de muitas das atrações turísticas da cidade


Vem para o Porto e região?



guia brasileira mostrando os azulejos da estação de São Bento no Porto para 2 turistas

Comentários

Postar um comentário