Invicta Livro... onde os livros são tratados como obras de arte.


Placa de ferro em parede escrita Invicta Livro

Restauro e conservação de livros únicos e não só.


Esta não fui eu que descobri. Foi uma valiosa dica de uma amiga/leitora do blog, a Luciana Bignardi que eu faço questão de agradecer pela mensagem que me enviou com estas palavras:

Oi Rita, td bem? Há algumas semanas atrás encontrei, por acaso, uma oficina de encadernações, na Pça. da República... Eu achei o lugar fascinante...

Fui até lá. O lugar é fascinante, incrível e surpreendente.
Uma discreta placa à porta, na Praça da República, e estamos diante de um mundo onde o livro a partir do momento que entra naquela oficina, passa a ser tratado como uma obra de arte, um patrimonio raro e valioso.
A Invicta Livro é uma oficina especializada em encadernações e restauros de livros.
Naquele lugar, aprendi que "A encadernação é uma arte eminentemente aberta a colaborar com outras artes. Desde o princípio existem "encadernações joias", em que as capas são magníficos trabalhos de ourivesaria. Também preciosos trabalhos bordados, muitos a ouro sobre veludo, que têm sido utilizados para forrar livros de prestígio ou tratados entre governos, por exemplo. Aprendi que o livro é e deve ser tratado como uma obra de arte em todos os sentidos.

Livros com capas decoradas em prateleira

livro com capa decorada com o brasão de Portugal

Livro com capa decorada

Com tanta qualidade,  hoje em dia em Portugal é a única oficina do país que faz este tipo de trabalho. Depois só encontramos algo semelhante em Madrid, Paris e Londres.
Tanto para colecionadores, instituições ou pessoas que veem os seus livros como um patrimonio que vale a pena ser restaurado ou tê-lo em destaque na sua biblioteca, esta oficina faz este trabalho de maneira muito especial. E dá uma "roupagem" exclusiva a cada livro, ou coleção.
Um trabalho  que não é só para os livros mais antigos,  qualquer livro, de qualquer idade pode receber uma capa personalizada.

livro com capa decorada

coleção de livros decorados


O Engº José Mário de Pinho Santos, proprietário da Invicta Livro, mostra-me com muito orgulho trabalhos exclusivos como este...

corpo do livro decorado

corpo de livro decorado


Gentilmente, colocou-se à disposição para mostrar a sua oficina onde tudo é feito manualmente, por trabalhadores que já lá estão há muitos anos, fazendo um trabalho que hoje mais ninguém faz.
É ele quem dá formação para as pessoas novas que chegam para trabalhar, porque hoje em dia não há mais cursos que ensinam esta profissão. Segundo ele, os jovens já não tem paciência para um serviço tão minucioso.

Quando desci as escadas para conhecer a oficina, fiquei surpresa com o trabalho dedicado à páginas e mais páginas de livros muitos deles em péssimas condições, sendo restauradas. Uma a uma.
Estamos às vezes acostumados à ver restauros de obras de arte, mas restaurar livros é um trabalho tão valioso quanto.

mãos restaurando folhas de um livro

mãos restaurando folhas de um livro

uma pessoa restaurando um livro

mãos restaurando um livros


Alguns livros chegam lá em péssimo estado e saem totalmente recuperados. Um trabalho minucioso que pode demorar semanas!

mão manuseando um livro em mau estado

capa de um livro

mulher restaurando folhas de um livro

páginas de um livro sendo restaurado

contra-capa de um livro sendo restaurado


Depois de restaurado todo o interior do livro, é hora de recuperar a capa ou se não for possível, criar uma nova cara ao livro. Entram em cena outras mãos especializadas.
Por entre pacientes conversas para me explicarem todo o processo, não perdem a concentração.


mãos encadernando um livro

Mãos encadernando um Livro

homem trabalhando na oficina de livros

homem encadernando um livro

mãos manuseando objetos de encadernação de livros

mão limpando lombada de um livro


Há também muita troca de ideias entre os funcionários, o patrão e os próprios clientes, para definirem as cores, o material, todos os detalhes. Os clientes podem ser, colecionadores, instituições públicas, universidades, ou qualquer amante de livros.

dois homens conversando com livros na mesa

Cada encadernação respeita a época em que o livro foi editado, recebendo assim a sua capa e todos os motivos decorativos e letras de acordo com o estilo da época, como por exemplo, estilo neo-clássico, romântico, arte nova ou modernismo.
E para isso eles tem imensas prateleiras, caixas e gavetas com todo o material necessário correspondente a cada estilo...

prateleiras de ferramentas para encadernação de livros

ferramentas para encadernações de livros

gavetas com ferramentas para encadernações de livros


Sem contar a beleza das ferramentas e das poucas máquinas utilizadas...

ferramentas para encadernações de livros

máquina de encadernação de livros
maquina para encadernações 


Depois de ter o privilégio de estar algumas horas a ver aquelas pessoas trabalhando, tive a certeza de que quem está  naquela oficina, trata cada livro que ali entra, com todo o respeito que uma obra literária merece. E todos lá tem muito orgulho do trabalho que realizam, mostram-me tudo com muita atenção. Adorei conhecer aquelas pessoas!! O trabalho de cada um e todo aquele material.

mão manuseando assessórios para encadernação de livros

prateleiras com tecidos para encadernação de livros

gavetas com papeis para encarnação de livros


Tudo para que os livros saiam de lá... verdadeiras obras de arte,  objetos personalizados...

livros em prateleira

livro com capa restaurada


É um privilégio, termos no Porto uma oficina com esta qualidade, única no país.
Apesar do Engº José Mário de Pinho Santos achar que com o tempo e falta de mão de obra especializada, tudo isso vai acabar. Eu... espero que não.


www.invictalivro.pt/



Comentários

Postar um comentário