"Opera fiXi" - Numa bicicleta sónica da Ribeira até a Foz

Faz parte do "Serralves em Festa", (40 horas sem parar com as  mais variadas intervenções artísticas), mas é uma das atividades que acontecem fora do Parque da Funadação de Serralves.
É a "Opera fiXi". Uma intervenção criada exclusivamente para a cidade do Porto pela compositora e artista sonora britânica Kaffe Matthews com a colaboração do Visões Úteis, um projeto artístico de origem teatral do Porto.
Consiste numa opera em bicicletas, que através de um sistema que localiza a posição da bicicleta através de GPS, aciona um software e toca uma determinada música ou som, de acordo com o lugar por onde  a bicicleta passa.
No Posto de Turismo do Porto na Ribeira pegamos a bicicleta (assinando um termo de responsabilidade e deixando um documento). Para fazer o percurso da Ribeira até a foz do rio Douro. Ir e vir...



Cada bicicleta tem um nome. A minha chama-se Lee...


E lá vou eu com a minha parceira Lee, ver o Porto de outra maneira, ao longo da marginal do rio Douro, em direção ao mar! Ouvindo a "Opera FiXi", eu e a cidade...




A "Opera fiXi" inspira-se na pesca contemporânea, no rio Douro e na qualidade da sua água. Brinca com a semântica ... (fixe - fish - cool - fix - fiXi). Para quem está lendo a partir do Brasil, fixe em Portugal é o mesmo que bacana/legal.
E lá vamos nós. Eu, a Lee e o rio...



O conteúdo sonoro da "Ópera fiXi", inclui canções, narrativas, sons do rio, do mar das aves. Com a colaboração de um coro de crianças, cantores tradicionais, rappers, um músico de rock, um cantor lírico, o coro de mulheres da Afurada (localidade de pescadores), vários músicos... diversos artistas. Pode ouvir um bocado neste curtíssimo vídeo que eu fiz durante a minha aventura:




Aqui uma pausa para receber a proteção do nosso Anjo...


E já próximo do mar, o encontro com os pescadores...


Não estou só nesta viagem...


No encontro das águas do rio e o mar, a chegada dos velejadores solitários da Regata Le Fígaro, deixam o cenário ainda mais bonito...



Uma última olhada para o farol antes de fazer o caminho de volta...


E na volta há mais companhias...


It's cool, é bacana, é fixe a "Opera fiXi" !!


Quem estiver no Porto, até o próximo Domingo dia 09|06|13, pode fazer este ciclismo sónico da Ribeira até a Foz.
Posto de Turismo da Ribeira
R. Infante Dom Henrique, 63
Sexta-Feira das 10 às 22h00
Sábado das 8 às 00h00
Domingo das 8 às 22h00
(última saída, 90 minutos antes da hora de encerramento)
www.kaffematthews.net
www.visoesuteis.pt
www.facebook.com/operafiXi

Comentários