Azeitonas, azeites e... fotografias!

O tema é: "Imagens que nos transportam para outro tempo... Apanha tradicional de azeitona", do fotógrafo Jorge Sarmento.
Uma exposição fotográfica num sítio ideal para o assunto: a loja de azeites Oliva & Co, na Baixa do Porto.
Aceitei o simpático convite da Sandra Marques dos Santos, que é a manager do fotógrafo para a inauguração e me encantei com a exposição... até porque retrata a atividade da apanha tradicional da azeitona na região de Trás-os-Montes e Alto Douro, terras que eu adoro!


Um documentário fotográfico  que é uma viagem ao passado, que mostra como se apanhava a azeitona durante séculos, um trabalho que se passava de pai para filhos.
Nos dias de hoje tudo isso mudou radicalmente, e a apanha já é feita em boa parte, com máquinas que começaram a substituir as pessoas.

Para complementar a exposição, a Helena Ferreira da Oliva & Co nos partilhou o seu grande conhecimento na área de azeites com uma breve prova de azeite... muito interessante e que veio a condizer com a exposição...

Sandra Marques do Santos, manager do fotógrafo Jorge Sarmento e Helena Ferreira da Oliva & Co




Por entre azeitonas e azeites, num agradável ambiente para admirar aquelas fotografias...





Tive o prazer de conversar com o fotógrafo Jorge Sarmento, que me contou que este trabalho demorou aproximadamente 8 meses para ser concluído e que há fotos naquela exposição que para ele tem uma valor muito especial, por se tratarem de momentos únicos que ele vivenciou com aqueles trabalhadores.
Isto é foto de autor.

Se está na cidade ou vem ao Porto nos próximo meses, tem a oportunidade de ver está belíssima exposição que estará até 30 de Setembro de 2013 na Oliva & Co.

Rua Ferreira Borges, 60
Segunda à Sábado das 10h00 às 20h00

Comentários