"Uma cadeira para..." reutilizar, valorizar as tradições e as personalidades.

Estavam em exposição no  Projeto Casa, evento de Arquitetura e Design que aconteceu nos últimos dias no Porto.



"Uma cadeira para..." trazia como referência citações dos Irmãos Campana.:

|O designer do futuro deverá usar referências, do seu passado cultural - tradições, cores, história - para que os seus produtos possuam uma autenticidade e originalidade que não seja governada pela moda ou pelas tendências globais. Estas referências da "alma" ajudarão os produtos a comunicar mais diretamente| Fernando e Humberto Campana in  FIELL, Charlotte e Peter, El Diseño del siglo XXI, Taschen 2002, p. 111

Tratava-se de um exercício desenvolvido pelos alunos do 1º Ano do Curso de Design do Produto, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
A ideia era que cada aluno através de uma cadeira já sem uso, desse a ela uma nova vida, utilizando uma série de outros materiais, de modo a "homenagear" uma determinada personalidade, procurando espelhar a sua essência.



Eram todas super interessantes e tinham mesmo um toque pessoal de cada personalidade escolhida.
Aqui as que mais me chamaram a atenção:

Uma cadeira para...

Andy Warhol




Para a fadista Mariza



Para o Prince no tempos de Purple Rain



E para o José Saramago




Esta mesma ideia foi utilizada na exposição "Art on Chairs" (veja aqui), o que mostra que surgem cada vez mais futuros designers, discípulos dos Irmãos Campana e de outros, com um futuro muito promissor!
Gente de talento daqui do Porto e do norte de Portugal... para o Mundo!

Comentários