Na terra dos vinhos... vinhos!

vitrine da mercearia Cabaz do Infante

Na tradicional mercearia Cabaz do Infante.


Quando passamos pela Rua de São João, na Baixa do Porto, em direção à Ribeira, não conseguimos ficar indiferente a uma montra/vintrine  repleta de garrafas de vinho.
Certa vez eu estava com a minha amiga Cris que mora na Bélgica e que diante daquele cenário  só pensou numa coisa: entrar!!
A garrafeira Cabaz do Infante surpreende. São garrafas e mais garrafas de vinhos de várias marcas,  vários tamanhos, para todos os gostos e  todos os bolsos. Além dos vinhos portugueses também encontram-se vários importados. E como se não bastasse é também uma mercearia que tem diversos tipos de cafés e chás, conservas e de tudo um pouco.
Na verdade, estamos diante de uma mercearia, uma espécie de mini-mercado que atende os moradores locais que vivem na região da Sé e Ribeira e os muitos turistas que por ali passam e estão hospedados nos vários alojamentos locais na região. E que já lá está há mais de 50 anos!

prateleiras de vinhos da mercearia Cabaz do Infante
Mas o que nos prende a atenção é uma sala que fica à esqueda de quem entra com muitas prateleiras  repletas de  vinhos,  num ambiente simples um pouco apertado mas muito acolhedor.
Junte a tudo isso um atendimento familiar, super simpático que conta com o conhecimento do Sr. Manuel Pinto que está a frente do negócio hámais de 40 anos. Começou com 17,  e por aí podemos  imaginar o seu conhecimento sobre vinhos e quantas histórias ele tem para contar. Sim, os vinhos ali são cheios de história.
Tivemos direito a uma prova de vinho Moscatel de Setúbal especialíssimo! E o Sr. Manuel inclusive deu-nos uma aula  sobre o copo que estávamos bebendo aquele vinho. Tudo tem uma explicação.
Se entrar numa conversa sobre vinhos com o Sr. Manuel, não tenha pressa de terminar.
Depois desta viagem no mundo dos vinhos, chegamos ao nosso destino, a Ribeira do Douro, prontas para admirar o final de tarde e a paisagem e com bons vinhos portugueses,  para embarcar para a Bélgica.

saco para vinhos da Cabaz do Infante

E por falar em transporte, para quem vem para o Porto e quer levar vvinhos e azeites para o Brasil, a Lazenne vende malas  exclusivas para o tranporte de garrafas, Basta pedir on line e as malas são entregues no seu hotel no Porto.

O Porto encanta.... e os vinhos portugueses também!

Garrafeira Cabaz do Infante: 
R. de São João, 126/132 - Porto
tel. 222 002 494
www.cabazdoinfante.com

Vem para o Porto e região?

Passeios e Experiências no Porto


















Comentários