Mais que um clube...mais que futebol

O Futebol Clube do Porto é o time aqui da cidade do Porto.
Tem uma identificação enorme com a cultura e as pessoas da cidade.
Como o que acontece em Barcelona, onde o Barça é "más que un club", o Porto é mais que um clube. Dizem que é uma nação. Talvez por terem os nomes das cidades estes clubes representam o seu povo. Principalmente porque nos dois casos, os clubes estão em cidades que não são a capital do país, e culturalmente, em outros tempos, quem não era da capital, era gente subestimada. E os clubes e suas vitórias, acabam que por representar a importância e o valor dessa gente.
Mas o fato é que o futebol europeu, está para além de equipes de 11 jogadores e seus torcedores.
As equipes de futebol europeu, são empresas, tem cotação na bolsa de valores e uma partida, deixa de ser apenas um jogo de futebol para ser um espetáculo. Principalmente quando falamos de jogos da Liga dos Campeões ou da Liga Europa, onde se defrontam as melhores equipes. E os vencedores ganham milhões e milhões de euros. A Europa está em crise, mas ela passa ao lado do futebol.
Aqui no Porto não é diferente. As pessoas vivem os dias de jogos com intensidade.
Todos os caminhos levam ao Estádio do Dragão.
Escolhi um dia especial para mostrar algumas imagens.
O jogo aconteceu na semana passada e era pela Liga Europa. O FC Porto recebeu a equipe inglesa do Manchester City, que é hoje a equipe mais forte  da Liga Inglesa.
Obviamente a cidade também recebeu muitos ingleses, que adoram vir prá cá aproveitar os dias bem mais quentes do que na Inglaterra, e beber cerveja bem mais barata que lá também.
O clima é de festa, pois eram duas grandes equipes européias as protagonistas do espetáculo.
O divertido é ir antes da hora do jogo comer "junk food" (para mim é a comida que mais combina com futebol), tomar  um café no Shopping bem em frente ao estádio e então...encantar-se com o ambiente do jogo, com quase 50.000 espectadores que também fazem parte do show.Desde crianças a partir de 3 anos  até senhoras com 70 anos de idade. Tudo super seguro e quase que perfeito.














Quem vem ao Porto, mesmo que não goste muito de futebol, não deve deixar de ver um jogo no Estádio do Dragão. É um acontecimento.
Helton, Maicon, Bracali, Kleber, Alex Sandro, Danilo e Hulk são os brazucas que jogam atualmente no FC Porto.

Comentários