Design, Mobiliário e...Cortiça

Acontece anualmente aqui no Porto, a Export Home que é uma Feira de Mobiliário e muita coisa para decoração. A última Feira ocorreu entre os dias 15 e 19 de Fevereiro, e apesar da crise que acontece na Europa, é sempre um espaço onde os criadores e fabricantes desta área, tem oportunidade de mostrar suas coleções e fazer negócios.





Há muita coisa bonita (ou não)  para ver por entre os pavilhões da Exponor, mas eu elegi uma coleção de cadeiras e acessórios feitos de tecidos de cortiça como um dos mais interessantes.
Trata-se da coleção Eco Hotel Collection da empresa Fenabel.






Fiz também esta escolha para aproveitar o gancho e tentar desmitificar a idéia que foi imposta no Brasil de que descortiçar o Sobreiro (árvore que produz a cortiça) é prejudicar o meio ambiente.
Isto é um mito, acredito que inventado  por fabricantes de rolhas de plástico usadas para fechar as garrafas de vinho (fechar e assassinar o vinho!)
O Sobreiro, necessita para ter uma vida longa e saudável , renovar a sua casca (cortiça) e quando isto é feito da forma correta, é bom para a árvore, para o ambiente e para nós.
Quem quiser saber mais sobre o assunto vai encontrar toda a informação em:
Do Sobreiro à cortiça: um sistema sustentável

Comentários

Postar um comentário