comer e beber no Porto

Todos os caminhos levam a comer e beber no Porto e em todo o território português.
Dizem os mais viajados que a comida portuguesa é a melhor da Europa.
Acredito que seja porque onde quer que você entre em Portugal, a probabilidade de você comer bem e bastante e ainda beber um bom vinho é grande.
Eu digo que a vida do português passa sempre à volta da mesa.
No Porto há inúmeras  opções para comer e beber. Desde os restaurantes  mais tradicionais com comida típica, em que a família é que é a dona do negócio até aos mais modernos, estilo gourmet.
Sem esquecer dos bons cafés para se sentar, ver a vida passar e colocar a conversa em dia e as confeitarias (pastelarias) repletas dos doces portugueses maravilhosos!
Mas quem vem ao Porto não pode deixar de comer uma Francesinha.
Francesinha???


Isso mesmo. Francesinha é um prato típico do Porto. E não adianta comer em outra cidade que não vai ser igual. Francesinha é só no Porto.
A história é a seguinte: um português aqui da região do Porto, foi trabalhar na França e lá ele conheceu e comeu muito o tal do "croque monsieur", que é uma espécie de misto quente brasileiro. Mas para um bom portuga, aquele lanche era muito "sem graça" e ele resolveu "valorizar" o sanduíche. Acrescentou algumas carnes, mais queijo, ovo, inventou um molho especialíssimo e muito picante para jogar por cima, e como se não bastasse, vem acompanhada de batata frita.
Dizem que ele resolveu chamar a sua invenção de Francesinha, em homenagem à mulher francesa, que segundo ele: é quente, úmida e picante...
Mas o que interessa mesmo, é que a Francesinha (do Porto) é uma delícia! É um sanduíche no prato que é uma refeição. Ideal para repor as energias de quem vem visitar o Porto e anda muito pelas ruas da cidade.

A melhor é a original, mas hoje já existem versões de frutos do mar, vegetariana e outras.
Em breve...sugestões de onde comer a melhor Francesinha no Porto.


Rita Branco
fev|2012

O Porto encanta nas redes sociais: