7 hotéis românticos no Porto e no Norte de Portugal.

Duas cadeiras em hotel de frente para a plantação

Para todas as celebrações!


O Porto é considerado um destino romântico, sendo inclusive mencionado como tal em 2015 pelo site norte-americano US Today.  Com certeza o motivo tem a ver com todo o charme da cidade.
As margens do rio Douro e do mar, as pontes, seu Centro Histórico com ruelas cheias de varandas com flores, mesinhas por toda a parte para uma boa bebida em boa companhia, artistas de rua e ótimos restaurantes, é fácil escolher esta cidade para se estar com a pessoa que amamos, principalmente se o objetivo é comemorar alguma data em especial para o casal. Seja o aniversário de um dos dois, aniversário de casamento, dia dos namorados, ou qualquer outro acontecimento romântico.
O Norte de Portugal também apresenta cenários bucólicos e especiais que contribuem para o clima quando o assunto é romance. Principalmente quando nos deparamos com hotéis instalados em plenas plantações de uvas e oliveiras, além de vistas belíssimas para alguns dos rios da região.
Existem portanto vários hotéis que vão de encontro à este tipo de comemoração romântica na sua viagem.
Aqui estão alguns dos hotéis que já experimentei e que encaixam perfeitamente numa viagem para celebrar :


1. Porto:  Oca Flores Boutique Hotel 

Em pleno coração da cidade do Porto, este hotel é um verdadeiro oásis no meio do centro histórico.
Quem quer uma experiência romântica sem se afastar de tudo que a cidade mais charmosa de Portugal tem para oferecer, vai ficar bem instalado. Porque ele se encontra em plena Rua das Flores, uma rua cheia de lojas, cafés restaurantes artistas de rua e restaurantes e a poucos passos das principais atrações turísticas da cidade. 
Ao mesmo tempo o Oca Flores Boutique Hotel  possui um jardim central que permite passar bons momentos sem se aperceber que estamos em pleno centro da cidade, com recantos para se ficar por ali com uma boa bebida e em boa companhia.
O Spa também oferece ótimos momentos à dois para relaxar e se encantar.
Na minha estadia neste hotel, fiquei rendida à beleza da sala do pequeno-almoço. Vale a pena conhecer.



Relvado com cadeiras nas traseiras de hoel


sala de pequeno almoço
A sala do pequeno-almoço é lindíssima!

2. Porto: Pestana Vintage Porto 

No Porto, de frente para o rio Douro. Esta é a proposta romântica do Pestana Vintage Porto, principalmente para quem optar em ficar hospedado nos quartos que se encontram nos antigos edifícios restaurados, quando acordar e ir para a varanda significa estar diante da beleza do rio Douro, a ponte Luis I e toda a Ribeira a começar o dia.
Esta unidade do Pestana é ideal para quem também não abre mão de uma agitação turística e urbana, e ao mesmo tempo quer ficar largos momentos a apreciar o rio, hora na varanda do seu quarto, hora pelas esplanadas do próprio hotel, nos bares e restaurantes que se encontram em plena Ribeira.
Adorei acordar em pleno rio Douro, 



espelho em lobby do hotel
A minha experiência no Pestana Vintage Porto

3. Penafiel:  Solar Egas Moniz

Nos arredores do Porto, esta casa de charme é ideal para quem está viajando pelo Norte de Portugal e quer ficar próximo do Porto e de tantas outras cidades que vale muito a pena conhecer, como por exemplo Guimarães, Braga, Amarante, o Vale do Douro e estar a apenas 30 minutos do Porto.
Ou ainda, pode chegar na estação de São Bento, no centro histórico do Porto, porque a casa fica bem próxima a uma estação de comboio/trem. 
Quando estive hospedada no Solar Egas Moniz, fiquei totalmente encantada com a família proprietária da casa que nos recebe de braços abertos. Uma experiência inesquecível.
Os quartos da casa, recebem o nome dos valores associados a Egas Moniz, o aio do primeiro rei de Portugal.
Além de charme e bom gosto por todos os espaços interiores, o exterior é para aproveitar à margem da piscina ou pelos recantos rodeados pelo ambiente rural.
Longe dos centro urbanos turísticos mas ao mesmo tempo muito próximo deles

chave com a palavra lealdade


Quarto decorado com o tema do lenço dos namorado

frutas em cesta na mesa


4. Amarante: Casa da Calçada Relais  Chateaux

Nas margens do rio Tâmega, num palacete do séc. XVI que foi sendo reformado ao longo dos séculos, este hotel é um recanto para os apaixonados. Fica a aproximadamente 40 minutos do Porto e 30 minutos do Vale do Douro. Mas além disso está em plena região dos vinhos verdes e na Rota do Românico, sendo possível visitar vários monumentos deste período da arquitetura.
O centro histórico de Amarante é marcado pela lindíssima ponte sobre o rio Tâmega e o Convento de São Gonçalo, que são a principal vista do próprio hotel.
O restaurante do hotel Largo do Paço possui uma estrela Michelin desde 2005, não só quando fiquei hospedada no Casa da Calçada em 2018, mas também em 2015 tive a oportunidade de apreciar o bom gosto e a elegância dos menus degustação. O tipo de jantar romântico que não pode faltar numa viagem com requinte.


cama de quarto de hotel


prato com comida goutmer

janela com vista para o convento em Amarante
vista do quarto do hotel Casa da Calçada

5. Ponte de Lima: Carmo's Boutique Hotel


Em pleno ambiente rural ao redor de Ponte de Lima,  uma das minhas cidades preferidas no Norte de Portugal, este hotel é para se sentir exclusivo. 
São apenas 14 quartos, cada um com sua decoração exclusiva. Aliás, a decoração é o ponto alto deste hotel porque as proprietárias são grandes apreciadores de obras de arte e excelentes livros e vinhos e por isso há esculturas e quadros belíssimos por todo o lado e os vinhos e livros decoram o charmoso restaurante.
O spa é o ponto alto do hotel bem como os recantos românticos espalhados pelo exterior, à beira da piscina.
O atendimento é personalizado e faz-nos sentir especialmente bem.

espreguiçadeira
estive no hotel durante o meu Caminho de Santiago, e esta foi uma experiência inesquecível onde pude literalmente relaxar !

banheira em quarto de hotel
massagens e tratamentos únicos no spa do Carmo's Boutique Hotel

6. Amarante: Monverde Wine Experience Hotel

Também entre o Porto e a região do Vale do Douro, o Monverde é um hotel cercado de vinhas por todos os lados. 
Localizado na região dos vinhos verdes, o Monverde é um hotel para apreciar toda a natureza ao redor e também saber mais sobre esses vinhos desta região demarcada.
Passear pelas vinhas, fazer um pic nic, fazer o seu próprio vinho, na experiência Enólogo por um Dia, desfrutar a piscina e o spa com vinoterapia são as sugestões para celebrar o romantismo.
As áreas comuns do hotel também destacam-se com recantos para uma boa leitura, um copo de espumante e uma vista deslumbrante sobre as vinhas


piscina por entre as vinhas



Localizado no Douro Superior,  a alguns quilómetros distantes da região mais turística do Vale do Douro, a Casa do Rio é daqueles lugares para se conectar com a natureza e esquecer de tudo, para aproveitar ao máximo a beleza do local.
Pousado em plena paisagem, o edifício principal do hotel, dá-nos a ideia de ter sido plenamente encaixado  por entre as vinhas. Os quartos são todos com vista para o rio, as salas comuns são como as salas de nossas casas, e a ideia é mesmo essa: nos sentirmos em casa.
Existem ainda 2 suítes isoladas da casa principal para quem quer estar em total clima de romantismo,
Daqueles lugares que chegamos e não queremos mais sair.
Apesar de sabermos que temos todo o vale do Douro para explorar!


suite de hotel em plenas vinhas


quarto de hotel



Comentários