quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Queijos com história. No Rei dos Queijos.

Desde 1925 era a famosa casa onde  ia-se comprar queijos na Baixa do Porto. Sempre foi uma grande referência na cidade e além dos queijos de todos os tipos, o Rei dos Queijos também servia lanches, quase todos à base de queijos.
Os tempos mudaram e o Rei dos Queijos fechou, como quase todo o comércio naquele pequeno pedaço da Rua do Bonjardim que vai da Praça D. João I à Rua de Sá da Bandeira.
Mas assim como tantas outras ruas da Baixa, a Rua do Bonjardim já vai ganhando uma nova cara e para o bem da cidade, o Rei dos Queijos voltou e reabriu no mesmo nº 154 daquela rua.
E agora além de vender preferencialmente queijos de produções únicas e exclusivas de pequenos produtores portugeses, é também restaurante e casa de petiscos.


Os novos donos do Rei dos Queijos são os antigos frequentadores da casa: Carlos Mendonça, Alzira Peixoto e Filipe Afonso que sempre lá iam comer a sandes de queijo da serra, e que nunca se esqueceram daquele lugar.
Por isso, o Rei dos Queijos reabriu, mantendo praticamente toda a decoração original.
Paredes de cortiça que imitam madeira, mesas com tampos de mármores e cadeiras em couro trabalhado que me remeteram aos charmosos cafés da cidade do Porto. Uma decoração bem típica dos tempos em que estes locais da Baixa eram muito bem frequentados.


pormenores incríveis da decoração original desde 1955
O Rei dos Queijos tem novos donos, mas os mesmos fazem questão de manter a tradição da emblemática loja que sempre vendeu queijos portugueses de grande qualidade.


O restaurante está sob o comando do chef João Pupo Lameiras que preparou uma carta de pratos e petiscos  à base de queijos e... surpreendentes! Mas se não gosta ou não pode comer queijos, não se preocupe pois há opções variadas. Tudo acompanhado com uma ótima seleção de vinhos de várias regiões do país.

a modernidade aliou-se à tradição da casa tão mítica da cidade do Porto

fantástico arroz servido em casca de queijo da serra
Ideal para ótimos convívios à volta de uma ótima mesa!
Como esta noite fria de Inverno onde nos aquecemos no Rei dos Queijos!

Meu marido Rui Bonito, o único portuense da mesa, a relembrar os tempos em que comprar queijos significava ir ao Rei dos Queijos, eu... sempre a me encantar com estas descobertas e o casal de americanos que vive no Porto Anita Lee Breland e Tom Fakler do blog Anita's Feast e que estão sempre em busca do melhor da comida local no Porto, em Portugal ou em algum lugar do mundo!

Se vive na cidade, vale a pena conhecer ou revisitar o "novo" Rei dos Queijos. E se vem de viagem ao Porto fica a dica: petiscar e provar delícias com queijos.
E ainda comprá-los já que muitos deles são fechados à vácuo e podem ser levados na sua bagagem.
Delícias do Porto que encanta!

Rei dos Queijos
Rua do Bonjardim, 154
Porto
tl. + 351 223 163 838
de Terça a Sexta-Feira das 17 às 23 h
Sábado e Domingo das 13 às 23 h

Vem para o Porto e região?



Experiências no Porto






Hotéis no Porto

4 comentários: