Aceitei o convite da contadora de histórias Clara Haddad e fui até lá me encantar!
![]() |
Teresa Cunha, uma portuense e dona da livraria Salta Folhinhas, a primeira especializada em literatura infanto-juvenil no Porto. Lá os livros e os contos ganham muitas formas de expressão. Quase que ganham vida. Teresa é uma apaixonada pelos livros e pelos contos.
Assim como , a Clara Haddad, uma brasileira, encantada pelo Porto (como eu) e que aqui vive há 12 anos.
Clara é contadora de histórias profissional, especialista em contos e dona de um currículo impressionante, veja AQUI. Tem uma maneira de estar contagiante e sempre bem disposta.
Sua alegria é estar sempre a conversar com quem sai dos contos e dos livros...
E foi no Porto de Contos, um Encontro Internacional de Narração Oral, organizado por ela e que acontece no Porto de dois em dois anos que nos conhecemos e passei a acompanhar ainda mais o seu fantástico trabalho. Veja um post sobre o último Porto de Contos: AQUI
O projeto PÁRA é uma espécie de "coworking literário", expressão inventada pela própria Clara durante a minha visita ao espaço, que une o trabalho destas duas amigas e profisionais da área dos contos.
Além da livraria Salta Folhinhas, ali também estão sediadas a Escola de Narração Oral Itinerante e a Fábrica das Histórias.
Quando entramos no PÁRA, parece que entramos num mundo mágico e colorido. Como nos contos...
A Livraria Salta Folhinhas é cheia de livros lindos! Cheia de cores!
![]() |
:) |
Na Escola de Narração Oral Itinerante, o espaço é cuidadosamente preparado para receber os alunos da Clara Haddad, para os diversos cursos e workshops na área dos contos literários, da oratória e da narração, que são dedicados à professores, terapeutas, profissionais liberais, atores e pessoas que queiram aperfeiçoar a comunicação em público.
![]() |
Ali encontramos também uma biblioteca especializada |
E a Fábrica das Histórias é uma associação cultural, que organiza vários tipos de eventos à volta dos contos e das narrações, como a Sexta dos Contos e o Porto de Contos, exposições, apresentações artísticas, edição e publicação de material sobre a narração literária, atividades culturais, enfim...um mundo imPÁRAvel de coisas à volta dos contos.
As sessões de contos acontecem frequentemente por ali. Basta seguir a página do Facebook: AQUI para acompanhar a programação.
Entre outros contadores de histórias que por lá se apresentam, vai certamente se encantar quando ver a
Clara contando as histórias que muitas vezes são dedicadas aos miúdos e não só...
Já é hora dos pequenos (e dos grandes também) saírem um pouco ou bastante, da frente dos computadores e smartphones e deixarem-se entrar pelo mundo fantásticos dos livros e dos contos!
![]() |
já pensando nos presentes de Natal? |
Se mora no Porto e arredores, vale a pena conhecer e levar as crianças.
E se vem visitar a cidade fica a dica de um espaço que vale a pena a visita, principalmente se o seu interesse passa pelos livros infanto-juvenis e pelos contos.... contados por uma brasileira já com um leve sotaque à Porto, fruto do amor imenso pela cidade.
Rua António Patrício, 50
Porto
Terça à Sábado: 10:30 às 19:30
Domingo: 14 às 19:00
Sempre muito feliz quando o tema é literatura.
ResponderExcluirTodos os posts são ótimos, mas estes são a minha preferência. Aguardando novos sobre as livrarias do Porto.