O vinho do Porto e muito mais. Em Vila Nova de Gaia.

Sim, o famoso vinho do Porto está armazenado em Vila Nova de Gaia, logo ali no outro lado do Rio Douro, em frente à Ribeira e é também lá na outra margem, que temos uma vista fantástica da cidade do Porto e onde os turistas não cansam de tirar fotografias de todos os ângulos.
Mas saiba que pode aproveitar muito mais do que isso.
A começar pela travessia. Que pode ser pela ponte Luis I à pé, por baixo ou pela parte superior onde passa  o metro, que também pode ser uma opção, caso você não goste ou não possa andar muito.
Pode também  utilizar a mais recente alternativa  que é o taxi river que faz a travessia de uma margem à outra muito rapidamente e custa 3 €/pessoa  e 5 € se a viagem for ida e volta.

Eu, pessoalmente, gosto de atravessar pelo tabuleiro superior da Ponte Luis I para já começar a aproveitar todos os ângulos da Ribeira, das outras pontes e da bela vista sobre o rio Douro.


Se quer  ter uma vista ainda melhor e inesquecível vale subir a rampa que leva até a Igreja da N. Sra. do Pilar.
Lá no alto  verá todo o Centro Histórico do Porto e vai poder abusar das fotografias.

Um mosteiro que foi construído entre os séculos XVI e XVII

veja mais sobre a vista da Serra do Pilar: AQUI
E saiba que também pode fazer uma visita guiada à Igreja, ao claustro e ainda subir no zimbório...

veja mais: AQUI
A partir daí é só descer em direção à margem do Rio Douro, mas ainda em Vila Nova de Gaia, para escolher a cave de vinho do Porto que quer visitar. Elas são muitas e por isso, pode escolher entre as mais antigas e tradicionais como a Ferreira (veja AQUI) ou a Croft (veja AQUI), ou ainda, pode escolher as caves que tenham vista para poder depois da visita guiada,  fazer a sua prova de vinho do Porto olhando para a cidade do Porto. Conheça as caves com excelentes vistas: AQUI.  


É por entre as caves de vinho do Porto que vai encontrar as ruelas históricas de Vila Nova de Gaia. Não deixe de passear por elas e pelos imensos armazéns que guardam milhões de litros do vinho mais famoso do mundo...

estes caminhos encantam... veja mais: AQUI

Por estas ruelas pode se surpreender com arte urbana, na melhor mistura entre o antigo e o moderno...




Se a fome apertar, vai encontrar boas opções de restaurantes para provar a tradição da cozinha portuguesa...


E o restaurado Mercado Beira-Rio, apresenta um conceito muito interessante para quem quer provar comida portuguesa, mas a italiana, japonesa e vegetariana também passa por lá...

Veja AQUI um post sobre o Mercado Beira-Rio
Mas se você também aprecia arte, cultura e história, vale a pena andar um pouco mais para conhecer a Casa Museu Teixeira-Lopes, um dos maiores escultores portugueses que tem obras espalhadas pelo mundo todo.
Inclusive, foi ele o autor da belíssima porta da Igreja da Candelária no Rio de Janeiro..
O edifício foi a casa e o atelier do famoso escultor e foi construída nos finais do século XIX.
Na minha opinião é o museu que tem o melhor acervo da região.

conta também com uma área exterior lindíssima, com muitos azulejos e esculturas por todo o jardim
todas as informações sobre este Museu: AQUI



Como pode ver, há muitos bons motivos para você atravessar o rio Douro em direção à Vila Nova de Gaia, com calma e com tempo para se encantar!




Comentários

  1. Depois de um passeio pela ribeira do lado do Porto, usamos o funicular dos guindais, cruzamos o tabuleiro da ponte, varias e varias fotos depois estavamos no teleferico de gaia, pronto para passear pelas caves e a ribeira de Gaia!

    ResponderExcluir

Postar um comentário