segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

O novo Flaviis Brunch & Restaurante vem acompanhado de tradição.


"As nossas raízes são transmontanas e pretendemos dar a conhecer os nossos melhores produtos, por isso toda a carne que servimos é carne certificada Barrosã, a carne mais premiada em Portugal "

Foi assim, que um flaviense, convidou-me para conhecer o Restaurante Flaviis. 
Acertou-me em cheio no meu lado transmontano e por isso fui conhecer este recente e charmoso local que nos almoços serve brunches, além dos pratos apresentados na carta do jantar. 
Quem acompanha o blog a mais tempo, sabe que o meu sangue é transmontano e por isso, faço questão de prestigiar e conhecer cada vez mais o que de lá vem.






A coroa de louros, leva-nos aos tempos em que Chaves, a cidade do norte transmontano, às margens do rio Tamega foi dominada nos primeiros anos d.c. por romanos, que lá implementaram balneários termais, frequentados pelo imperador Tito Flavio Vespaniano, daí o nome daquela cidade em 79 d.c. ser Aquae Flaviae. E até os dias de hoje a denominação de quem nasce em  Chaves ser flaviense.

Logo a entrada, a imagem típica da raça bovina Barrosã nos indica a qualidade da carne ali servida.
Uma carne certificada, considerada a melhor de Portugal e comercializada apenas por criadores específicos...



Com apontamentos cheios de charme, o Flaviis tem uma decoração acolhedora...



Com vistas para a cozinha...




Os sabores transmontanos sentem-se a princípio com às entradas...




Desta vez, aproveitei a companhia do marido, que também ajudou-me nas fotografias,  para pedirmos além da carne barrosã, um  dos dois pratos de bacalhau apresentados na carta, para provar, uma vez que os turistas brasileiros adoram bacalhau...



O bacalhau assado, vem acompanhado de um purê de batata doce, divinal!


E a carne vem com batatas ao murro. Fantástica!


O gran finale é representado por sabores muito especiais na sobremesa...

aqui, o chocolate em diferentes texturas

O Flaviis, fica na Rua de Cedofeita quase esquina com a Praça de Carlos Alberto, uma região charmosa do comércio tradicional do Porto, um pouco afastado da agitação turística e mesmo assim, a poucos passos da Torre do Clérigos, Livraria Lello, Igreja do Carmo e outros monumentos.

Fica a dica: a tradição em ambiente charmoso e o sabor transmontano muito bem representado pela carne barrosã, aqui mesmo no centro do Porto.





Flaviis Brunch e Restaurante
Rua Cedofeita, 13
tl. 22 208 0074




Nenhum comentário:

Postar um comentário