Dos vinhos à arte na Quinta da Boeira.

|Atualizado em 2023|

É daqueles lugares quase "escondidos" e que vale  muito a pena conhecer.
E onde os vinhos, a arte e a cultura estão sempre em destaque.
Do outro lado do rio Douro, em Vila Nova de Gaia, a Quinta da Boeira é um espaço com 3 hectares de jardins, árvores centenárias e diversas espécies de plantas.
Mas é também um lugar para provar vinhos e apreciar arte e cultura.



Por isso, a  Quinta da Boeira, recebeu  o premio Best of Wine Tourism -  categoria Arte e Cultura, atribuído pela Great Wine Capitals Global Network, constituída por várias regiões de vinhos no mundo e o Porto neste caso, representa os vinhos do Douro, do Porto e os vinhos Verdes.

A Quinta existe deste 1850, e foi comprada por um emigrante português vindo do Brasil e  ali se estabeleceu.
Depois de anos, foi adquirida por uma família inglesa proprietária de uma empresa de vinho do Porto que ali viveu até 1990. Em 1998, foi comprada por um grupo de 10 ilustres amigos da região do Porto, que fizeram deste espaço, o que é hoje, uma produtora e exportadora de vinhos do Porto, e além de ser um lugar de homenagem aos vinhos portugueses, a arte e a cultura.

O belíssimo palacete do início do séc. XX, destaca-se pela arquitetura belle époque e os seus azulejos alusivos às uvas e ao vinho...








Nos belíssimos jardins,  podemos apreciar não só as árvores e plantas, como alguns "moradores" da Quinta ...








vários espaços para eventos...





A  Quinta da Boeira, tem muito orgulho em fazer muitos eventos de vinhos de todas as regiões do país na grande instalação Boeira Portugal in a Bottle, um espaço muito diferente e especial, concebido para provas de vinhos e todos os eventos à volta dos vinhos, como por exemplo, harmonizações e workshops...

Uma garrafa gigante. Uma arquitetura muito específica para receber os vinhos portugueses

No seu interior, estamos como num barco rabelo no rio Douro...



Com as margens de Gaia e do Porto...






Num outro armazém, fica a loja de vinhos onde também é possível apreciar um bom copo de vinho do Porto, além de comprar os vinhos da marca Quinta da Boeira e peças de autor belíssimas...





É neste armazém que a minha visita teve o "gran finale", ao conhecer uma exposição de  imensas réplicas de embarcações dos tempos dos descobrimentos, construídas pelo artesão Albino Costa, antigo pescador e marinheiro, apaixonado por este tipo de embarcação. Uma fiel reconstituição com requintes de detalhes incríveis...




os barris de vinhos portugueses sempre presentes nestas embarcações

um verdadeiro trabalho artístico!



Um lugar que vale a pena conhecer, provar vinhos, passear com as crianças,  e ver arte por entre espaços tão bonitos! 
Para quem quer fugir da agitação dos pontos turísticos e estar próximo da natureza e tranquilidade.

A partir de 2019, também é possível se hospedar na Quinta da Boeira.  
Finalizando o projeto para esta Quinta, a cadeia de hotéis Hilton, abriu junto ao palacete uma unidade hoteleira. É o Boeira Garden Hotel.   Um hotel de luxo com 119 quartos.

Imagem do site do hotel

Veja também o meu artigo sobre a Quinta da Boeria no site  da Great Wine Capitals: AQUI

Quinta da Boeira - Arte e Cultura
Rua Teixeira Lopes, 114/170
V. Nova de Gaia 



Comentários

  1. O MEU OBRIGADO DO FUNDO DO CORAÇÃO. Os vinhos fazem parte do meu percurso de vida, com cerca de 20 anos no sector do Vinho do Porto. Rompi as pedras da rua desde a Estação de S. Bento até à marginal de Vila Nova de Gaia. Esta ligação profissional levou-me, também, a percorrer diversos Centros Vinícolas dentro da Região Demarcada, como ainda me fez viajar até ao centro de decisão e de estudo, sobretudo de marketing, em Inglaterra. Ficaram saudades e óptimas recordações, pois a vida campestre refresca-me corpo e alma !
    Adorei ver estas fotos, ler um texto e ver um convite que, desde logo, me seduz. Vila Nova de Gaia, de onde me afastei em 1983, é uma larga página da minha vida. Por lá vou romando com enorme prazer de quando em vez. Espero poder concretizar uma bela visita o mais breve possível. Até lá, tudo de bom ! O meu cordial cumprimento.
    Victorino Sousa
    S. Romão Coronado - Trofa

    ResponderExcluir

Postar um comentário