Um hotel de charme em pleno Centro Histórico do Porto. É o Village Flores Hotel & Spa.

Atualizado em Fevereiro de 2023 - Atualmente o hotel chama-se Oca Flores Boutique Hotel.

Quem passa por esta linda fachada azul na charmosa Rua das Flores não tem a mínima ideia que ali está o  melhor aparthotel da cidade do Porto...



E ao olhar para esta porta, depois de ficar  hospedada no Oca Flores Boutique Hotel no melhor estilo "turista na própria cidade", eu posso com certeza fazer esta afirmação: é uma opção fantástica para se hospedar no Porto! Fui conhecer.

No check-in , o vinho do Porto de honra está a espera acompanhado do sorriso e da simpatia dos amáveis recepcionistas que lá estavam na altura, mas que são partilhados com os outros colegas. Estão todos sempre muito disponíveis.



No apartamento, as boas-vindas continuam...




O hotel realmente surpreende! Tem uma decoração de bom gosto, clean e moderna.
É um aparthotel categoria 4 estrelas e que recebeu o premio Luxury Hotel & Spa of the Year 2016 atribuído pelo Luxury Travel Guide.
O apartamento é amplo e muito confortável. Tudo com muito bom gosto!


Mas há uma coisa que impressiona neste apartamento... é a vista!


Devido a localização do hotel em pleno coração do Centro Histórico do Porto, da varanda e das janelas, a vista é nada mais nada menos do que todo o Patrimonio Histórico da cidade!




todas as aberturas do edifício foram reaproveitadas para ver... o Porto!

E foi por isso, que ao cair da noite, apesar da vasta opção de restaurantes na própria Rua das Flores, no Largo de São Domingos, na Ribeira, e em  tantas outras ruas por ali perto, eu preferi ir a uma das ótimas mercearias que também se encontram muito próximo do hotel e trouxe para dentro do "meu" apartamento a boa companhia de uma tábua de presunto e queijo para estar mesmo por ali a apreciar a vista incrível que o Oca Flores oferece... sem querer perder um minuto e nenhum detalhe da beleza noturna da cidade e daqueles edifícios tão históricos que eu tanto admiro...









Confesso que nem fechei por completo as cortinas do quarto, porque é mesmo um privilégio adormecer olhando para séculos de história... a Sé Catedral!



Assim como ao acordar...  lá está!


Apesar do hotel estar numa das ruas mais movimentadas da cidade, o silêncio e a tranquilidade são absolutos.

Mas há muito o que conhecer no Oca Flores Hotel .
O mapa do hotel também está à  disposição para todos os hóspedes e o diretor do hotel, numa visita guiada pelas áreas comuns vai me contando a história desta belíssima Casa Senhorial do século XVIII, que pertenceu a uma nobre família da época, a família Cabral e que era conhecida como a  Casa dos Constantinos


Casa dos Constantinos do séc. XVIII

Depois de um certo tempo, durante alguns anos, este edifício acabou por ser uma residência de estudantes da Universidade do Porto. Lá viveu o então estudante italiano de arquitetura, Cristiano Bartolini que se encantou pelo Porto e por cá seguiu a sua carreira profissional.
O novo proprietário do edifício, ao saber desta história, convidou-o para fazer o belíssimo trabalho de recuperação da casa para assim transformar no que podemos chamar de hotel com História!
E em 2014 surgia o Flores Village Hotel & Spa e que atualmente é o Oca Flores Boutique Hotel.


um belíssimo trabalho de arquitetura e recuperação. 
São muitos pormenores fantásticos, preservados do edifício original






O Flores Village veio complementar o então já existente Vitória Village que está na mesma "Quinta" que pertencia a família Cabral,  num edifício onde era a cavalariça da propriedade, que tem entrada pela Rua da Vitória, uma das mais antigas da cidade do Porto... ( a partir de 2022 os dois são a única unidade hoteleira: Oca Flores Boutique Hotel)





 pormenores lindos... também.
E entre um edifício e outro podemos dizer que estamos diante de um verdadeiro oásis. 
Um espaço exterior fantástico!


O Oca Flores Boutique  é uma vila de apartamentos de luxo com serviço de hotel!



Possui uma área exterior linda e um miradouro que permite-nos uma vista de 360º para o Patrimonio Histórico da Humanidade...








Não fosse tantas outras coisas para ver e fazer no Porto, quase não  dá vontade de sair do hotel, porque além deste jardim relaxante para ficar por ali à conversa, na companhia de um bom livro ou de um bom vinho, o Spa também é um lugar para ficar e desfrutar de bons momentos para cuidarmos de nós mesmos...



Com ginásio, sauna e hammam...


piscina para um bom e relaxante banho romano...


E salas de tratamentos...






Porque relaxar é preciso...




é mesmo um oásis em pleno coração da cidade...




E para terminar, porque esta visita ao Oca Flores Boutique Hotel  merece mesmo um "gran finale",
a sala do pequeno-almoço/café da manhã é o ponto alto do hotel. 



Não só pelas delícias que lá podemos desfrutar mas porque a sala que era o antigo Salão de Verão da Casa dos Constantinos é linda!!


Imensas janelas com vista para o jardim permitem uma luz muito especial e os frescos no tecto são fantásticos!



trabalho de um pintor italiano do séc. XVIII, cuidadosamente restaurado

Ficar por ali provando as delícias desta refeição matinal e a apreciar o trabalho artístico da sala, é mesmo uma dica: não faça o seu pequeno-almoço com pressa...




Até porque a simpática D. Isabel, que está sempre por lá para ver se falta alguma coisa, não nos deixa ir embora, sem provar o bolo do dia feito especialmente por ela. E eu tive a sorte de naquela manhã ela ter feito um dos meus preferidos, o bolo de cenoura com cobertura de chocolate (qual será o brasileiro que não adora este bolo?)



Com orgulho ela conta que os hóspedes adoram os seus bolos e sempre pedem a receita.
E com beijinhos e muito carinho ela se despede.
E eu, me despeço do Oca Flores Boutique Hotel , com vontade de voltar e com orgulho de poder mostrar esta opção de  hospedagem na cidade, com tanta qualidade, com conceito inovador, com requinte e charme. Muito charme!



Se vem para o Porto na sua próxima viagem, fica esta excelente sugestão. Um hotel com história em pleno centro da cidade que é Patrimonio Histórico da Humanidade.

Se vive na cidade, porque não desfrutar de uma escapada sem sair do Porto?
Vale a pena ser turista na própria cidade, sair da rotina, conhecer um edifício tão bonito, desfrutar, relaxar e passear pela Baixa da sua cidade... que encanta!

Oca Flores Boutique Hotel
Rua das Flores, 139 - Porto



Comentários

Postar um comentário