Por que vale a pena vir ao Porto em Dezembro? Para ver o Natal!

Já andei pela Baixa do  Porto para a ver o que eu mais gosto  nesta época do ano... a cidade vestida para o Natal.
E está linda!
No ano passado, ao passar o meu 10º Natal em Portugal escrevi um post onde eu falo sobre  o Natal e o Inverno... feitos um para o outro. Pode ver ou rever: AQUI.

Quando escrevi dando dicas sobre os melhores meses para visitar o Porto neste outro post AQUI, também conto sobre os encantos do mês de Dezembro quando o espírito natalício invade a cidade e tudo fica lindo e mágico.

Por isso volto  agora no mês de Dezembro de 2015 para mostrar porque é que vale a pena viajar para o Porto no Natal, ou para quem vive na cidade, porque é tão encantador andar pela Baixa da cidade nesta época.

As fachadas começam a se enfeitar, não importa se é uma loja, um hotel, um edifício ou simplesmente uma varanda de uma casa. Há sempre ali algo para lembrar que o Natal já bate à porta...






O comércio tradicional,  prepara as suas montras/vitrines para a época mais alta de vendas do ano.
E há de tudo um pouco, desde as decorações mais tradicionais até as mais alternativas, mas neste caso, as tradicionais sempre se destacam...





Além das lojas de rua, uma tradição no Porto são os mercados de Natal.
E no Porto eles estão por toda a parte!








Para saber os locais dos mercados de rua de Natal, concertos e diversas atividades  da cidade, pode ver toda a Programação Oficial de Natal e Fim de Ano do Porto: AQUI

Mas... quem quer apenas desfrutar, sem os compromissos das compras, sem horas marcadas, apenas passear pela cidade, o melhor é mesmo andar pela Baixa ao fim da tarde.
A partir das 17h30 as luzes de Natal começam a acender e tudo vai ganhando magia...






Os edifícios ficam ainda mais bonitos com a intervenção dos enfeites das ruas...




Mas é no coração da cidade, na Avenida dos Aliados que todos vão parar. Este ano a pista de patinação no gelo é uma das grandes atrações... Agrada a miúdos e graúdos.


Diversão garantida...



E mais acima, em frente ao edifício da Câmara Municipal do Porto, está a nova Árvore de Natal... linda!


Ninguém fica indiferente, dá mesmo vontade de ficar por lá.
Uns a fotografar, outros apenas estão ali... a olhar o Natal ... do Porto!




Sentindo a falta dos que estão longe, descobri depois de tanto tempo, que olhar as luzes de Natal preenche um pouco o coração. Conforta...


Se vem para o Porto em Dezembro tem todos os motivos para se encantar com o Natal do Porto.
E se vive na cidade... todos os caminhos levam à Baixa para ver o Natal!



Comentários

  1. Excelente reportagem minha amiga Rita sobre o Porto. Obrigado por divulgares uma cultura tão diversificada e apaixonante.

    ResponderExcluir

Postar um comentário