O Restaurante Largo do Paço, estrela Michelin e o charme da Casa da Calçada Relais & Chateaux. Porque vale a pena conhecer.

Na Rota do Românico, à norte do Porto, numa viagem de apenas 30 minutos de carro estamos diante de uma paisagem muito especial nomeadamente nos dias frios do Outono/Inverno...


Às margens do rio Tâmega, Amarante é uma cidade que fica entre o Porto e o Vale do Douro, repleta de história, monumentos e muita tradição...


E é da janela do Restaurante Largo do Paço na charmosa Casa da Calçada - Relais & Chateaux, que podemos observar a Igreja de São Gonçalo, e toda a sua bela envolvência nesta linda tarde de Outono, no dia em que aceitei o convite para conhecer a nova carta de Inverno do novo chef do Largo do Paço, este fantástico restaurante contemplado com uma estrela Michelin...



A decoração tem muito charme, requinte e conforto...




Fiz-me acompanhar da blogger Cristina Rosa, que havia recém-chegado ao Porto. Além de autora do blog Sol de Barcelona, ela é a Presidente da BCNTB (Associação de Bloggers de Viagens de Barcelona).
Confesso que trazer alguém que vive numa cidade com 26 restaurantes com estrelas Michelin, foi para mim um orgulho, dar a conhecer um estrela Michelin do Norte de Portugal.


As boas-vindas, foram com um espumante de vinho verde produzido pela própria Casa da Calçada e com a calorosa recepção do Diretor Geral do hotel, o Sr. Oriel Juvé de Yebra, e o Executivo de Marketing, Roberto Carneiro.


O chef André Silva, agora à frente do Restaurante Largo do Paço, já passou por vários hotéis e restaurantes renomados e no ano de 2013 conquista em Portugal o premio de Chef Cozinheiro do Ano.
No fim de 2014 teve a oportunidade de trabalhar com o famoso e um dos melhores do mundo, o chef Alex Atala no restaurante D.O.M, no Brasil.

E foi um imenso prazer conhecer o menu degustação, uma das criações do chef André Silva para este restaurante que é um orgulho para a gastronomia portuguesa, nomeadamente à Norte do país.





É certo que são pratos que ficam bem na fotografia, mas muito... muito mais do que isto, são pratos para saborear!


estamos diante de uma experiência multissensorial...






uma combinação de sabores muito especial...



O chef André Silva, criou dois menus degustação que podem ser conhecidos: AQUI além claro, do serviço à Carta. Baseado nos sabores da cozinha regional portuguesa e nos mediterrânicos unindo-os com a cozinha contemporânea.

O menu degustação é mesmo uma experiência para ir sem pressa, certamente ficamos quase 2 horas a apreciar uma explosão de cores, aromas e sabores...







Por fim, o Roberto Carneiro conduziu-nos gentilmente por uma visita guiada à Casa da Calçada - Relaix & Chateaux, este hotel de charme localizado no centro desta paisagem magnífica às margens do Tâmega em Amarante...







Uma casa com história...



Construída durante o séc. XVI, foi um dos palácios do Conde de Redondo.
Durante as Campanhas Napoleonicas, ingleses e portugueses, aliados, instalaram-se na casa defendendo assim, Amarante e os acessos ao Porto. A casa acabou por ser invadia e incendiada.
Sendo então comprada pela família Pereira do Lago e reconstruída.

Antonio do Lago Cerqueira, que nasceu neste palácio, foi um dos políticos mais influentes na Primeira República de Portugal...


 foi exilado em França, e lá se especializou em novas técnicas de plantação da vinha e tornou-se um dos maiores produtores de vinho verde do país.

No exterior da Casa da Calçada junto com todas as áreas de lazer, encontram-se as vinhas particulares...



Muito próximo da Casa da Calçada - Relais & Chateaux é possível desfrutar do Golfe Amarante um campo de golfe com 18 buracos. E ainda estar perto de uma série de atividades junto a natureza e de toda a beleza arquitetonica da Rota do Românico na região de Amarante.


Fica esta excelente dica para os amantes dos bons momentos à volta de uma gastronomia de qualidade e com requinte. Neste que é um dos melhores restaurantes do país. O Largo do Paço.

Para quem vem ao Porto e ao Norte de Portugal e quer desfrutar de uma hospedagem longe da agitação turística mas que ao mesmo tempo está muito próximo de tudo, inclusive da região dos vinhos do Alto Douro, a Casa da Calçada é uma opção com charme e sofisticação.

E se vive no Porto e já pensa numa escapada de fim de ano, ou numas mini-férias de Outono/Inverno é uma sugestão à 30 minutos da cidade.

Lugares de charme e requinte, ao Norte de Portugal... encantam!



Comentários

  1. O restaurante é maravilhoso! Comida excelente, de muita qualidade e sabor. Cada prato era uma supresa e uma tentação para os olhos e para o paladar. O Oriol e o Roberto são pessoas muito gentil e educadas e nos sentimos em casa neste dia. O hotel tem tudo para ser um refugio de final de semana ou uma estadia de mais dias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Cristina, foi um prazer a tua companhia :)

      Excluir
  2. Olá Rita, muito bom o seu blog. Sou um brasileiro que pretende em breve mudar-se para o Porto. Aguardo mais dicas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário