O Porto e a arte de receber bem. No #IIEEBB. Porque estamos bem. Estamos no Porto!

O II EEBB (II Encontro Europeu de Bloggers Brasileiros), veio consolidar uma ideia nascida no ano passado em Barcelona, quando alguns bloggers brasileiros que vivem em diversas cidades europeias resolveram quebrar a barreira do mundo virtual, para se encontraren pessoalmente em Barcelona, trocarem ideias, experiências e conhecerem a cidade que nos acolheu.

Naquela altura, eu antes de sair do Porto a caminho de Barcelona, já tinha a ideia de convidar os meus colegas para o II EEBB. A possibilidade de mostrar esta cidade que tanto me encanta a todos eles era para mim um desafio fantástico!

Consegui!!!

foto: Claudia Boemmels - blog Brasileiros mundo afora

Mais de 40 bloggers estiveram no Porto no fim de semana de 13 a 15 de Novembro. Hoje já faz uma semana que eles voltaram para as suas cidades, mas a frase que eles mais usam é:
Saudades do Porto!
Muitos já pensam em voltar com suas respectivas famílias, todos estão escrevendo os seus posts nos seus blogs com muita paixão.

Não é por acaso... a cidade que já foi eleita por duas vezes O Melhor Destino Europeu, mostrou porque tem o estatuto de cidade que sabe receber bem.

É por isso que estou sempre a dizer: "Estamos bem... estamos no Porto!"

Desde o início, a Associação do Turismo do Porto, na pessoa da sua Diretora Executiva, Helena Golçalves, abraçou o II EEBB. Junto com uma equipa fantástica, nomeadamente a Gerente de Produtos, Sandra Lorenz e todos os parceiros que aceitaram este desafio, o Porto se preparou para fazer o seu melhor: encantar!

Helena Gonçalves - Diretora Executiva da Associação de Turismo do Porto


Os hotéis 5 estrelas Sheraton Porto Hotel & Spa, Crowne Plaza Porto e Porto Palácio Congress Hotel & Spa acolheram em grande estilo os bloggers que vieram das mais diversas cidades europeias.




A moderna Casa da Música, abriu as suas portas para a realização do ciclo de palestras.
Sim, um dos pontos altos do Encontro Europeu de Bloggers Brasileiros é a realização de algumas palestras para aprendizado, troca de experiências e partilha de muitas informações sobre o mundo dos blogs.
Fiz questão de convidar dois portuenses para abrilhantar a manhã das palestras. A Susana Ribeiro em primeiro e o Ivo Madaleno por último, "abraçaram" os demais oradores brasileiros.
Ela contou-nos o desafio de trocar um emprego fixo, pelo desafio de ser freelancer e começar o seu tão desejado blog: Viaje Comigo.
E o Ivo abordou  temas de imensa importância para os bloggers: a rede social Instagram e a importância das Hastags #.

Susana Ribeiro do Viaje Comigo

Ivo Madaleno do Pinstagram Guy

A austríaca Elena Paschinger fez no II EEBB a sua primeira palestra em português e apresentou-nos uma tendência de futuro na área do turismo: o Turismo Criativo. Onde aproveitou para lançar o seu livro em primeira mão em Portugal, logo após o seu lançamento oficial em Londres na primeira semana de Novembro.

Elena Passinger do blog Creativelena

 Daniel Duclos, do blog Ducs Amsterdam mostrou que sim! É possível viver de blog.
Ele é um dos bloggers mais admirados no mundo dos blogs brasileiros, e apesar de alguns momentos menos bons que passou nos últimos dias, manteve o compromisso, veio ao Porto e encantou a todos ...



Heloísa Righetto do blog Aprendiz de Viajantes é uma "expert" em Londres e abordou temas muito interessantes no que diz respeito ao lançamento do seu Guia de Londres. Deu ótimas dicas para quem pretende lançar o seu próprio guia da "sua" cidade...



Já a blogger Cristina Rosa do Sol de Barcelona tem uma trajetória muito interessante na sua vida de blogger. De blogger residente a presidente da Associação de Bloggers de Viagem de Barcelona.
Ela fez questão de ressaltar a importância da união entre os bloggers.


Além das palestras, muitas conversas, trocas de ideias e partilhas, enriqueceram o conhecimentos de todos os bloggers que participaramm do Encontro Europeu de Bloggers Brasileiros...





Entre um aprendizado e outro, a ordem era se encantar pelo Porto e não faltaram passeios e lugares para visitar, sempre sob o comando da Marisa Mouta, a guia oficial do Turismo do Porto...


A Livraria Lello foi um dos espaços que abriram as suas portas para os bloggers brasileiros

Marisa Mouta a contar detalhes sobre a casa da Fundação de Serralves

Passeio de bicicleta com a Fold N'Visit

estamos bem. estamos no Porto! no eléctrico do Porto!


conhecendo o edifício da Alfandega do Porto

cruzeiro das 6 pontes com a douroazul.com

Já com relação â gastronomia, este assunto mereceu um post exclusivo, porque os restaurantes parceiros da Associação de Turismo do Porto, fizeram questão de servir o melhor da cozinha portuense. Vale a pena acompanhar, o carinho e  a qualidade com que Os Lusíadas, o Fish Fixe, a  Fundação de Serralves, o Barão de Fladgate e o restaurante do novo hotel NH Collection, receberam os bloggers brasileiros...




Tudo sempre com miminhos e momentos surpreendentes!


surpresa! Tuna de Medicina da Universidade do Porto, no restaurante Barão de Fladgate

o terraço do The Yeatman Hotel ofereceu a melhor vista sobre o Douro e o Porto num fantástico fim de tarde
O bom tempo brindou o fim de semana no Porto destes 40 bloggers que vão levar através de suas fotografias e de suas emoções o melhor do Porto... para o mundo!



Um brinde a todos os parceiros e blogueiros do II EEBB.
Porque estamos mesmo bem. Estamos no Porto

Comentários

  1. Foi incrível, Rita! O Porto realmente encanta e recebe muito bem as pessoas. Um beijo e obrigada a todos os patrocinadores.

    ResponderExcluir
  2. Parabensssss Rita e obrigada a você e a todos os que patrocinaram esse delicioso fim de semana! O encontro foi impecável, do começo ao fim! Beijos e até o próximo encontro

    ResponderExcluir
  3. Rita, o Encontro foi maravilhoso! E com certeza isso se deve à capacidade do Porto e sua de receber bem as pessoas. Muito obrigada pelo carinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada também Nicole por ter aproveita o Porto em cada minuto!

      Excluir
  4. Foi uma viagem incrível e um evento de superlativos Rita. Parabéns por tudo, mas principalmente pela amizade! Aprendi muito com os palestrantes. Elena abriu a minha mente para um outro tipo de turismo e estou verdadeiramente fascinada. Aguardamos você em Berlim! Beijos, Claudia

    ResponderExcluir
  5. Mais uma vez os meus parabéns a você em primeira pessoa e a Associação do Turismo do Porto, que apostu na ideia e nos recebeu de manera extraordinária.
    Um grande beijo e até a próxima!!

    ResponderExcluir
  6. O sucesso só acontece quando se tem muita persistência, confiança e amor no que se faz. E isso você tem de sobra, Rita :) Parabéns pelo empenho e por segurar firme até o final do encontro. Tivemos um fim de semana maravilhoso e levamos para casa tanto aprendizado, boas lembranças e novos amigos que já não há mesmo palavras suficientes para agradecer todo o carinho e cuidado em cada um dos detalhes. Um grande beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida Priscilla, foi bom demais estar com vocês 2! beijos!

      Excluir
  7. Lindo post Rita! Parabéns pelo sucesso deste extraordinário trabalho. Você merece! Muito obrigada pelo carinho e atenção. O encontro foi maravilhoso e a cidade é simplesmente encantadora. ;) Adoramos tudo. Beijos nossos!!!

    ResponderExcluir
  8. O encontro realmente foi fantástico, Rita! Muito obrigada a você e a todos os patrocinadores, que nos acolheram super-bem e nos deixaram simplesmente apaixonados pela cidade!

    ResponderExcluir

Postar um comentário