As andorinhas voltam. E os encantados pelo Porto... também!

A andorinha é um pássaro migratório que costuma voltar todos os anos sempre para o mesmo lugar onde construiu o seu ninho anteriormente .
A andorinha é uma ave que possui um único parceiro ao longo da sua vida, simbolizando o amor, a fidelidade e a família.
Por isso, a andorinha é  um símbolo português que encontramos em todos os lugares por cá...






Costumamos dizer que quem gosta do Porto e de Portugal, é como uma andorinha, volta sempre!
Foi o que aconteceu com a austríaca Elena Paschinger, autora do blog Creativelena, que conheceu o Porto por acaso em Junho do ano passado, numa viagem programada pelo seu irmão. Foi uma viagem pensada para Portugal  para descansar um pouco, sem pensar muito no seu blog, apenas desfrutar.
Mas, uma vez blogger, sempre blogger. Não conseguimos nunca desconectar e quando surgiu a oportunidade dela fazer um tour gastronomico pela cidade do Porto, e divulgar no seu blog, ela não pensou duas vezes e foi! 
Ela conheceu então o TastePorto Food Tour, que por sua vez mostrou-lhe o post do o Porto encanta
sobre este delicioso tour pela cidade:

veja o post AQUI
E foi assim que a Elena conheceu o blog o Porto encanta, e daí nasceu a nossa grande amizade. Mas... como uma austríaca lê um blog em português? 
A sua paixão por Portugal, nomeadamente pelo Porto passou a ser tão intensa que ela resolveu aprender a língua portuguesa, como prova de amor por este lugar.
E assim, ela voltou ao Porto no mês de Outubro passado para celebrar o seu aniversário com os amigos que fez na cidade e expressar o seu sentimento pelo Porto e por Portugal, falando em português...

Veja o post da volta da Elena a Portugal, falando  em português: AQUI

Não parou por aí. A Elena voltou para Portugal agora no mês de Abril para participar do World Food Tourism Summit no Estoril e não perdeu a oportunidade de voltar ao Porto para matar as saudades desta cidade que tanto a encanta.

E desta vez, ela depois de um passeio sozinha pela cidade, deu-me umas fotos e disse-me: "Fiz umas fotos  à moda do "Porto encanta" !
Fotos belíssimas, que retratam como ela percebe bem as emoções que eu tento transmitir para os meus seguidores. É um orgulho, saber que alguém que acompanha "o Porto encanta" de tão longe capta tão bem a mensagem.

E faz questão de dividir as suas fotos com os leitores deste blog. Aqui estão algumas delas:

A belíssima Estação de São Bento com os turistas a admirar os imensos painéis de azulejos...




Nada melhor para matar a saudades do Porto, do que ir até o alto da Ponte Luiz I para ver o rio e a cidade!


As caves do vinho do Porto na outra margem e os seus fantásticos telhados...




 as ruelas...


há sempre uma perspectiva diferente para se fotografar a ponte...


Elena também adora o charme das varandas (lá estão as andorinhas!)...


e não podia deixar de fotografar as cores da adorável Ribeira...



 como uma amante da gastronomia portuguesa, não dispensou as nossas mesinhas com charme ...


E muito menos as delícias que o Porto tem!



Na Taberna do Largo

Créditos desta últimas 14 fotos: Elena Paschinger.

A Elena promete voltar em Novembro. Ela vai ser uma das oradoras do II Encontro de Blogueiros Brasileiros, aqui no Porto e fará uma palestra sobre Turismo Criativo, o assunto do seu primeiro livro a ser lançada ainda este ano. E por isso, já gravou um vídeo aqui mesmo no Porto em português,aqui no caso, com sotaque brasileiro :)




E para quem está pensando em vir para o Porto pela primeira vez, venha preparado, porque como as andorinhas... quem vem ao Porto, sempre volta!
Porque o Porto...encanta!

Comentários

  1. Rita querida ... Que homenagem mais bela à esta cidade chamada "invicta", que nunca consegue matar as saudadinhas por completo ... MUITO OBRIGADA pela honra e pelo esforço todo com que me tenhas publicado assim com tanto crédito !!! Adoro as tuas belas palavras, iguais de encantadoras como na primeira vez que lei o teu blog, no verão do ano passado, aprendendo e estudando assim o português graças & através da tua arte ...!

    "A sua paixão por Portugal, nomeadamente pelo Porto passou a ser tão intensa que ela resolveu aprender a língua portuguesa, como prova de amor por este lugar."

    Pois ... provas de amor há muitas. Prova de amor pela gastronomía ... pela gente ... pelo carinho, pela autenticidade & pela humildade desses portugueses que eu amo tanto. Pronto voltarei, como dizes, e será outra honra para mim poder falar e apresentar o meu sonho, a publicação do primeiro livro no mercado falando do Turismo Criativo para todos os viajantes do mundo ... Que bom. Fico mesmo feliz !!!


    OBRIGADA E ATÉ JÁ QUERIDA !!!

    A tua andorinha,

    Elena :)

    ResponderExcluir
  2. Sou eu e o Porto que agradecemos a Elena tanta dedicação e entusiasmo ao falar tão bem a nossa língua em tão pouco tempo e ainda pelo amor que dedica ao Porto e à Portugal.
    Obrigada pela sua amizade e por tudo!
    Beijinhos e até já!

    ResponderExcluir

Postar um comentário