Valorizar cada vez mais o que é português. No Portugal Sou Eu.

Na semana passada, acompanhei uma apresentação do programa Portugal Sou Eu, que aconteceu no Auditório Infante D. Henrique, na Administração dos Portos do Douro e Leixões.
Um evento organizado pela AEP - Associação Empresarial de Portugal.

 

O programa Portugal Sou Eu, foi lançado em Dezembro de 2012 e visa a valorização e a promoção dos produtos portugueses, com o objetivo de aumentar a competitividade das empresas nacionais, e aumentar a preferência dos próprios portugueses em consumir produtos locais, beneficiando a própria economia portuguesa.
Estes produtos provêm dos mais diversos setores, como calçados, mobiliário, cerâmica, iluminação, artesanato e o setor alimentar, entre outros.
2.700 produtos, representados por 300 empresas já usam o selo Portugal Sou Eu. E mais de 1.000 empresas já tem os seus produtos em fase de qualificação....


Além da apresentação geral do programa e do balanço destes 2 anos de existência,  foi lançado o Estatuto: "Estabelecimento Aderente Portugal Sou Eu", dirigido às lojas/comércio e restaurantes que utilizem os produtos com o referido selo.
E para isso foi lançado o Premio "Menu Portugal Sou Eu", dirigido a todos os restaurantes, sendo a categoria "Menu Petisco" para o público em geral e chef's que não trabalhem em restaurantes. 


Joana Vidinha do "Portugal Sou Eu" a apresentar o lançamento do Premio "Menu Portugal Sou Eu"



o jornalista Júlio Magalhães. a maratonista  Rosa Mota, o estilista Luis Buchinho, o chef Vitor Sobral são alguns dos Embaixadores do "Portugal Sou Eu"

Para ilustrar a utilização dos produtos com o selo "Portugal Sou Eu", na criatividade culinária, a Escola de Turismo e Hotelaria do Porto, preparou uma série de pratos para degustação....

tempura de morcela com compota de maçã

hamburguer com bolo do caco da Ilha da Madeira 

Bráz de alheira

arroz de cogumelos


pão de ló com quijo da Beira e doce de tomate. maravilhoso!!!

Pratos deliciosos preparados com produtos "Portugal Sou Eu"

Tudo preparado ali às nossas vistas, com muita boa disposição dos alunos  da Escola de Hotelaria, que também nos davam as indicações de como fazer...



E vinhos para acompanhar...

aqui um bom Porto tônico

vinho verde do Minho



Com um nome bem português e com uma forte convicção, comprar produtos com este selo em Portugal é uma atitude responsável, uma forma simples de fazer a diferença.



Para saber mais informações sobre este programa e sobre o Premio "Menu Portugal Sou Eu":

Comentários