segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Dicas para se hospedar no Porto.

Para quem está programando  vir ao Porto, e tem dúvidas sobre hospedagem, resolvi fazer este post para dar algumas dicas. Até porque para quem vem do Brasil, deve ficar atento em algumas diferenças dos tipos de hospedagens aqui no Porto e por toda a Europa.
O Porto, por ter se transformado num destino turístico muito procurado nos últimos anos, e por ter sido eleito O Melhor Destino Europeu em 2012 e 2014, aumentou sensivelmente a sua oferta de alojamentos. Dia após dia novas opções de hospedagens estão surgindo na cidade.

Este  mapa do Booking, mostra a grande quantidade de ofertas. E podemos reparar que a grande maioria está concentrada, numa única região. É a zona do Centro Histórico e das principais atrações turísticas da cidade. Ali pode-se conhecer tudo a pé, ou ainda ir para pontos mais distantes através do metro, autocarro/ônibus ou o elétrico/bondinho.
A partir do Centro Histórico e da  zona da Ribeira, pode-se atravessar o rio pela Ponte Luis I para chegar do outro lado da margem , Vila Nova de Gaia para visitar as caves do vinho do Porto e ver a cidade do Porto bem à sua frente.


Por isso, as hospedagens em V. Nova de Gaia, do outro lado do rio, também proporcionam esta vantagem de ter uma excelente vista para o Porto, permite através de bons passeios visitar as várias caves do vinho do Porto e também atravessar o rio para conhecer as demais atrações turísticas. Tem a vantagem de estar mais afastado do movimento em épocas altas de turistas.

Assim é também na região da Boavista (à esquerda no mapa), onde estão localizados alguns dos hotéis 5 estrelas. É uma região nobre da cidade, mais moderna e próxima de excelentes lojas para quem gosta de fazer "shopping" nas suas viagens. E está a poucos minutos do Centro Histórico e das atrações turísticas.

Com relação aos tipos de hospedagens, os hotéis 5, 4 e 3 estrelas seguem os padrões e numa pesquisa no Booking, vai conseguir saber praticamente tudo a respeito do hotel e fazer a escolha de acordo com o gosto pessoal...




Para quem vai fazer a sua escolha de hospedagem a partir do Brasil, saiba que o conceito de "pousada" aqui em Portugal é completamente diferente. Enquanto no Brasil, a pousada é um tipo de alojamento mais rústico e descontraído, em Portugal as pousadas são a opção mais sofisticada para se hospedar. Trata-se de palácios ou palacetes que foram recuperados e transformados em hotéis. Elegância, conforto e sofisticação são as palavras de ordem...



Para quem não se preocupa muito em ficar no hotel, gosta de andar na rua o tempo todo, mas sabe que ao fim do dia vai encontrar uma boa cama e um bom banho e prefere algo mais economico, pode encontrar bons 2 estrelas com muito boa localização. Quase todos os hotéis com 2 estrelas foram remodelados ultimamente e portanto não vão decepcionar...




Os hostels oferecem o tipo de alojamento para quem gosta de conviver, interagir, fazer amigos vindos de todas as partes do mundo. Eles são conhecidos no Brasil como os albergues (da juventude), onde muitas das vezes os quartos são coletivos com 4, 6, 8 ou mais camas, para hóspedes do mesmo sexo ou misto.
E ainda com opções de quarto duplos em alguns casos.
São baratos e muito utilizados por jovens ou pessoas mais velhas com espírito jovem. Viajantes que gostam de descobrir o mundo, muitos deles "mochileiros", mas com uma bagagem de vida que vale a pena conhecer e trocar experiências. Por isso, fazem questão de se hospedar em hostels.
Aqui no Porto assim como nas principais cidades europeias, este tipo de hospedagem tem na sua maioria, uma decoração moderna, colorida e muito agradável...





Quase no mesmo conceito dos hostels, as guest house também são para os que querem conviver, conhecer pessoas e trocar experiências, principalmente com moradores da cidade, uma vez que vai estar hospedado junto com os proprietários do local, como se estivessem numa casa familiar, e muitas vezes são.
E com o atendimento e serviço parecido com o hotel, mas muito mais informal...



E por fim, os apartamentos turísticos. Sim, o Porto está repleto deles e é um dos conceitos mais novos e muito utilizado por aqui. Quem dispensa as formalidades e os serviços dos hotéis vai adorar.
Nestes apartamentos, você vai se sentir um verdadeiro morador da cidade. São edifícios muitos deles seculares, que foram restaurados e transformaram-se em apartamentos muito bem concebidos preparados para receber turistas que queiram se sentir em casa. Ideal para famílias e grupo de amigos. Não precisam se preocupar com horários, podem preparar as suas próprias refeiçoes e desfrutar muitas vezes das famosas varandas do Porto como se fossem suas...





Há sempre um bom alojamento no Porto para todos os gostos e todos os bolsos. O Booking é uma ferramenta que pode ajudar na sua pesquisa. Ele é um dos parceiros do o Porto encanta, portanto se você fizer a sua reserva no Booking através das caixas de pesquisa deste blog, vai estar ajudando este blog a continuar a existir.

Caso você precise de alguma ajuda ou mais informações para escolher a sua hospedagem, fique a vontade para perguntar-me através do e'mail:

Seja bem-vindo ao Porto e aproveite a sua estadia.
Você vai se encantar!

|fotos: Booking|

Booking.com

3 comentários:

  1. Gosto muito de me hospedar em hostels pois gosto de conhecer outras pessoas de outros lugares; mas tem uns hoteis duas estrelas muito bons que as vezes utilizo alem do guest house. Mais dicas maravilhosas, como sempre. Grata
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu é que agradeço Ilma! Com certeza no Porto vai encontrar ótimas opções de hospedagens. Quando precisar de ajuda é só falar! Beijos!

      Excluir
  2. Alugamos um apê na Rua da Vitória, Ritinha. No meio do centro histórico, né? Aluguei porque tem uma vista maravilhosa, mas pra falar a verdade não sei se é uma boa localização. O que achas?
    É seguro caminhar por lá de madrugada? Devemos chegar perto da meia-noite e tô meio receosa. Beijos e tô devorando seu blog!!

    ResponderExcluir