Um fenomeno chamado Porto!

Há mais ou menos um ano atrás, eu escrevi um post com o título: "O Porto está na moda", pode ver ou rever: AQUI
Hoje, eu penso que o Porto não é mais moda... o Porto é um facto / fato.
Andando pelas ruas no último fim de semana tive a certeza que o Porto é muito mais do que um destino de moda, o Porto voltou para ficar.
Em pleno mês de Outubro, fora do auge do Verão europeu, a cidade fervilha de turistas e locais...




Eu digo voltou, porque o Porto de muito anos e até séculos atrás era uma cidade "movida" ao seu tempo. Rica, industrial, comercial e mercantil.
Depois de passar por um período um bocado às sombras, o Porto ressurgiu em grande. E está cada vez melhor, dia após dia. É um fenomeno.
Graças as empresas aéreas low cost e muita divulgação, o Porto passou a ser destino de muitas cidades europeias e não só, os japoneses, chineses, brasileiros e americanos também já estão vindo em grande número.
Mas o que me leva crer que o Porto já passou da fase da moda, é que quem veio, já voltou ou quer voltar.
Porque o Porto não é uma cidade só para conhecer é sim, para vivenciar...


Estar no Porto é muito agradável. Diferente de alguns destinos onde se passa muito tempo em filas e em stresse para visitar muitas coisas, o Porto tem sim, edifícios e locais emblemáticos para conhecer, mas nada que  faça perder muito tempo, porque o bom do Porto é andar pela rua. A cidade tem arquitetura, parques, rio e mar para apreciar.
É na rua que de repente alguém está a fazer arte!





Está sempre alguma coisa a acontecer. A programação cultural e de lazer é cada vez mais intensa. 
A cidade está reformulada tem uma nova cara. Edifícios antigos muitos já foram recuperados, novos restaurantes e bares, novas lojas e uma envolvência diferente, até meio difícil de explicar.
Sentar para comer, beber, passear e olhar a paisagem é o programa preferido de todos por aqui. 
Tanto os turistas como os próprios portuenses que estão redescobrindo a sua própria cidade, adoram estar na rua! Os turistas encantados e os locais, orgulhosos.
No último fim de semana, com as noites agradáveis de um Outono com jeito de Verão, viu-se bem, como é bom estar no Porto...





Uma cidade com turistas o ano todo, com muito o que ver e fazer, já não é só mais um destino de moda. 
É o Porto e ponto!



Se está programando as suas férias de fim de ano, saiba que no Porto a programação para as festas desta época é incrível. Vale a pena estar por cá!





Comentários

  1. Querida Rita,

    Tens toda a razão, simplesmente. Conforme com a tua dica, "O Porto Encanta" ... encanta mesmo !! Cada vez, somos mais pessoas que partilhamos a inspiracão do Porto, como podem ver aqui: http://www.creativelena.com/en/travel-blog/o-porto-encanta-love-and-magic-on-the-road

    E é com certeza que todos gostamos de voltar !! Até inspiramos-nos a aprender a língua belíssima do português para conhecer e entender realmente, e retribuir o amor e a amizade que pode-se sentir pa cá ... Assim, por favor, continua o teu trabalho de divulgação dessa linda cidade aqui no blog, que somos muitos a ficar sempre à espera dos novos artigos e das novidades que tens para contar-nos.

    Abraços da Austria e a comunidade dos portugueses em Viena,

    Elena :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elena muito obriga por tuas palavras tão gentis!
      Sigo em frente graças a estes comentários! Um beijinho grande!

      Excluir

Postar um comentário