quinta-feira, 24 de julho de 2014

O Urban Market & a Praça das Cardosas: Um ano de um "casamento" perfeito.

Há eventos no Porto que vem para ficar. E o Urban Market que acontece habitualmente uma vez por mês na Praça das Cardosas é um desses casos.
Este mercado urbano criou uma sinergia com esta praça. Uma história que vale a pena ser contada.

Tudo começou quando a empresa LUCIOS passou a reabilitar os edifícios muito degradados que se encontravam no quarteirão das traseiras do Palácio das Cardosas e  foi dando uma nova vida àquele lugar...





Já há 2 anos a Portugal Lovers sob o comando da Cintia Woodcock e da Pipa Moredo, duas apaixonadas pela cidade do Porto, tem como objetivo, organizar o Urban Market em lugares muitas vezes escondidos para dar a conhecer não só aos turistas como a muitos habitantes locais, espaços que não são habitualmente frequentados. Trabalhando assim o factor surpresa e apresentando para os seus visitantes, produtos e serviços com conceitos que misturam o moderno com o tradicional, através do designer, do artesanato e do gourmet. Além de muita animação e sempre em conjunto com uma causa social.

E foi assim, que o Urban Market e a LUCIOS deram a conhecer a nova Praça das Cardosas em Julho de 2013...

Pode ver o post sobre esta primeira edição do Urban Market nas Cardosas: AQUI
 Outras edições vieram, e a certeza é que o Urban Market e a Praça das Cardosas foram feitos um para o outro...

Veja o post da 2ª edição: AQUI
O Verão passou, veio o frio e o encanto continuou...

O frio e o charme na edição de Novembro: AQUI

O Natal do Urban Market na Praça das Cardosas foi lindo...


Muitas edições aconteceram e agora está tudo a ser preparado para a comemoração de um ano deste casamento perfeito.
Estive ontem na Praça das Cardosas a acompanhar a Cintia Woodcok e a Pipa Moredo em mais uma reunião de trabalho para os ajustes da edição "Um Ano na Praça das Cardosas" e conversei com alguns dos responsáveis pelos novos espaços comerciais dos edifícios daquele quarteirão e também com a Ondina Machado, a Directora de Marketing da LUCIOS, que me contou da satisfação deste um ano de parceria com o Urban Market que traz um dinamismo muito especial nos fins de semana em que acontecem, e ainda traz também muitas pessoas à praça que acabam por conhecer os andares modelo dos edifícios à venda.

Cintia Woodcock, Ondina Machado e Pipa Moredo num andar modelo da LUCIOS, na Praça das Cardosas


Para a LUCIOS, a Praça das Cardosas segue o conceito de outras pracetas publico-privadas de outras cidades europeias, que são preenchidas periodicamente com alguns eventos .
E o Urban Market que acontece mensalmente, traz uma sinergia especial para a praça...

Portugal Lovers e LUCIOS, uma parceria que deu certo
Espaços comerciais foram surgindo nos edifícios das Cardosas, um deles é a loja Laventura que vende materiais desportivos, nomeadamente para caminhadas/peregrinos, paintball, montanha e outros radicais.
Conversei com o Armando Machado, dono da loja, que me disse que recebe muitos clientes nos dias em que o Urban Market acontece, principalmente turistas que gostam de saber que podem encontrar ali equipamentos para as suas aventuras. Muitos dos peregrinos de Santiago de Compostela passam pelo Porto e lá podem encontrar materiais uteis para a sua longa caminhada.




Na Praça das Cardosas desde Outubro de 2013, o Armando confessa que o Urban Market ajuda a dar a conhecer aos habitantes locais e aos turistas a existência da Laventura, uma loja de artigos tão específicos para algumas modalidades desportivas...

O Armando Machado e as Portugal Lovers
A completar um ano juntamente com o Urban Market na Praças das Cardosas, a Cervejaria O Monge, também é beneficiada com a presença do evento por ali. Porque muitos dos visitantes do mercado acabam por ficar na Cervejaria não só para provar as muitas cervejas artesanais importadas, vindas da Bélgica, República Checa, Estados Unidos e Escócia, mas para almoçar, jantar ou provar algumas tapas.



O Antonio Silva, proprietário d'o Monge, diz inclusive que normalmente não abre aos Domingos, mas nos fins de semana em que acontecem o Urban Market, faz questão de abrir para aproveitar o movimento da praça...


As Portugal Lovers, o Antonio Silva e as cervejas importadas

E o Raul Reis, responsável pelo  Bar Bermelho da Baixa, também diz que só abre aos Domingos quando o Urban Market acontece. 


Para ele, o ideal seria que acontecesse todos os fins de semana. Uma vez que o seu movimento de clientes aumenta consideravelmente, principalmente para consumir a  especialidade da casa: sangria branca com palitinhos...


Ele é um fã do Urban Market na Praça das Cardosas...

A Cintia, a Pipa, o Raul Reis, a sangria e os palitinhos do Bermelho

A todos estes empresários empreendedores, juntam-se os criativos, suas peças fantásticas e tantas outras pessoas que fazem o Urban Market acontecer de maneira tão animada e divertida na Praça das Cardosas ...







 



Se vai estar no Porto no próximo fim de semana, está convidado a participar desta festa de um ano do Urban Market na Praça das Cardosas. Um casamento perfeito, vale a pena visitar...




3 comentários:

  1. O casamento mais que perfeito!
    Espaço fantástico, ambiente sem explicação!
    Bem haja ao trabalho destas meninas! Venha mais um ano! :) <3

    ResponderExcluir
  2. A Praça das Cardosas é um espaço privilegiado para o Urban Market. Sou fã incondicional e costumo levar sempre lá os meus turistas. Muitos Parabéns a todos!!

    ResponderExcluir