Arte e arquitetura. No Teatro Nacional São João.

O Teatro Nacional São João do Porto, é considerado Monumento Nacional e é um dos edifícios emblemáticos da cidade. Para quem gosta de teatro e dança, vale a pena programar uma ida a este espaço belíssimo que é membro da União dos Teatros da Europa, uma organização que congrega alguns dos mais importantes teatros públicos do espaço europeu, para ver algum dos diversos espetáculos que a sua programação oferece durante todo o ano.
Mas o Teatro Nacional São João (TNSJ) também organiza visitas guiadas, onde é possível conhecer, acompanhados de uma pessoa especializada em teatro e arquitetura, toda a história do teatro, conhecer a sala de espetáculos, os camarins, as zonas técnicas e vários espaços daquele edifício tão preenchido de histórias. No Dia Nacional dos Centros Históricos, o TNSJ era um dos edifícios emblemáticos a conhecer através de um visita guiada. Foi uma das atividades que eu participei neste dia de festa na cidade.


No hall de entrada  onde se encontram a bilheteira e a loja do teatro, já podemos nos deparar com a beleza de muitos detalhes...





Inicialmente com o nome de Teatro Real de São João, em homenagem ao Príncipe Regente D. João VI,  o teatro foi inaugurado em Maio de 1798. Uma obra do arquiteto italiano Vicenzo Mazzoneschi, foi o primeiro edifício do Porto, construído para ser uma casa de apresentação de espetáculos. Numa região por onde passava a muralha medieval. As pedras desta muralha, foram reaproveitadas na construção do teatro e encontram-se atualmente na parede de trás do palco, onde ainda podem ser vistas...



O Teatro Real de São João, foi destruído por um incêndio em 1908, sendo reconstruído e novamente inaugurado em 1920, com o projeto de José Marques da Silva. Mas a partir de 1932, devido a uma forte decadência da atividade teatral na cidade do Porto, passou a se dedicar a apresentações cinematográficas, com o nome de São João Cine.
Em 1992, foi adquirido pelo Estado, novamente restaurado, desta vez pelo arquiteto João Carreira e inaugurado com o nome de Teatro Nacional São João em 1995. E desde então tem uma importância fundamental na atividade artística da cidade, com apresentações regulares, nesta fantástica sala de espetáculos...


Com detalhes decorativos em talha dourada, incríveis...




Na visita guiada a este tipo de edifício, é muito interessante conhecer  detalhes técnicos importantes para o bom resultado final numa apresentação, desde o som, as luzes, a estrutura do palco, a utilização de certos materiais, tudo é minuciosamente estudado.
Conhecer os "bastidores" também faz parte da visita guiada.

Os camarins...


por baixo do palco onde estão diversos materiais que poderão sr utilizados nas produções artísticas...




as "engrenagens" para que funcionem diversos níveis do palco...



o quadro do pessoal para os próximos dias de trabalho... tudo tem que funcionar bem para que no palco se veja um grande espetáculo.


Nos pisos superiores também há muito para ver...


a começar pelas próprias escadas, lindas...


Em tempos de monarquia, a tribuna real possuía nas suas traseiras uma imensa sala para utilização da realeza. Depois de constituída a República, a tribuna real deixou de receber este nome e o espaço destinado para a realeza, foi transformado em área pública. 


Com bar, sala para pequenas apresentações e conferências de imprensa...


mas ainda bem que foram mantidas todas as riquezas de detalhes daquela época...



Num dos pisos superiores também encontra-se a sala de ensaios, conhecida como sala branca, onde aproximadamente 2 semanas antes das estreias, é ali que os atores e encenadores passam a maior parte do tempo, a preparar os espetáculos enquanto a produção prepara o cenário e todos os detalhes de luzes, som, roupas e etc...


E já no piso 4, temos acesso ao 3º Balcão da sala de espetáculos, onde podemos ter uma belíssima vista do Teatro Nacional São João...



Com a pintura do teto mesmo acima das nossas cabeças...


uma sala para os amantes do mundo dos espetáculos e da arquitetura...




Se você está lendo este post a partir do Brasil e tem viagem programada para o Porto e gosta de teatro e quer viver esta experiência de ver uma peça num teatro que é membro dos Teatros da Europa, lembre-se que aqui, fala-se português, que mesmo com algumas diferenças, é uma oportunidade de assistir um espetáculo numa sala europeia, em português.
Veja aqui toda a programação e informações do TNSJ:
www.tnsj.pt

O Teatro Nacional São João disponibilizou no seu site um excelente VIDEO com depoimentos excelentes numa Visita Guiada ao teatro, vale a pena ser visto.

E se vive no Porto, não pode deixar de  conhecer um edifício emblemático, que é Monumento Nacional. As visitas para o público em geral acontecem de Terça-Feira à Sábado às 12:00 mediante reserva prévia, para grupos até 20 pessoas. Entrada: 5 euros.
Mais Informações: VISITAS GUIADAS

O Teatro Nacional São João encontra-se na Praça da Batalha um local ótimo para se hospedar.
Procure o seu hotel nesta região: AQUI

Vem para o Porto e região?



Ver mapa maior

Comentários