E então... "Como é que o Porto conquistou o mundo??"

O Porto amanheceu mais orgulhoso com a capa da revista Visão que chegou às bancas  no início de Outubro de 2013.
É claro que eu fui comprar para saber o que a revista de circulação nacional tinha a dizer sobre a cidade mais charmosa do país e também para dividir isto com os leitores que estão no Brasil ou em outros países e não tem acesso à revista.
Quem visita e vive na cidade sabe muito bem o que a reportagem diz. Meio que sem explicação e ao mesmo tempo por vontade de muitos, a cidade se transformou. E hoje é um dos destinos mais procurados na Europa. Muito pelos voos low-cost que trazem turistas de várias cidades europeias mas muito pelo "passa a palavra" de quem veio e se encantou.

revista em cima do computador
o título: Como o Porto encantou o mundo

revista em cima do computador


Destaquei algumas frases interessantes da matéria fazendo um comparativo com imagens que venho captando dia após dia para o blog:

"Nunca se viram tantos estrangeiros"


Turistas na Ribeira do Porto junto da ponte


"Vêm nas asas do desejo, aterram num dos três melhores aeroportos da Europa...

Fachada do Aeroporto do Porto


... viajam no metro premiado pela Universidade de Harvard, põem-se em 30 minutos na Baixa por menos de dois euros... (valor de 2013)

escada rolante na estação de metro do Porto


... instalam-se em guest-houses que já conquistaram o mundo, e se outros negócios ganharem com isso, tanto melhor para os que cá vivem."

duas senhoras sentadas nas varadas de edificio do Porto


Segundo Graça Almeida, dona de uma tasca-gourmet na Vitória: "O Porto merecia isto. Sempre trabalhamos e acreditamos na cidade, mas agora estamos mais abertos ao mundo. A autoestima está em alta."

Pessoas vestidas à caráter festejando


"O mundo fala de nós" assinala Susana Ribeiro, diretora municipal de Turismo.
Só no ano passado, a região recebeu a visita de quase 400 jornalistas e dezenas de bloggers de viagens. Há semanas, a BBC ainda andava por aqui. Em breve, virá a Esquire espanhola. "Este mês a promoção externa da cidade chegará a las Vegas e serão anunciadas novas rotas aéreas das companhias tradicionais com ligação direta à cidade"

Há quem, olhando a outras realidades, compare a nova vida do Porto com a extasiante e libertadora movida artística e cultural madrilena dos anos oitenta...

Pessoas entrando no Nós Primavera Soud
Primavera Sound - o festival que só acontece em Barcelona e no Porto

... Outros destacam a pantagruélica gastronomica, com "restaurantes bem desenhados, grandes chefes e reivenção de sabores tradicionais", conforme assinalou a revista Wallpaper...

prato gourmet

"Mas há turistas que chegam ao aeroporto e pedem ao taxista que os leve a Arouca, a 60 quilometros dali para comer uma posta. É a prova de que os voos baratos não trazem apenas turistas low-cost. E significa que o Porto, na cabeça de quem nos visita, é maior do que pensamos", revela Melchior Moreira, antigo presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal.

dois turistas em porta de hotel no Porto

turistas e taxis na porta do Aeroporto do Porto


"O Porto não gosta de artifícios. Por isso a originalidade e o caráter genuíno, seduzem quem nos visita", explica o chef Luis Américo.
E o historiador Joel Cleto completa e muito bem: " O Porto sabe acolher o turista, mas não muda a sua vida por causa dele."

turistas nas mesinhas dos restaurantes na Ribeira do Porto

"Os estudantes são os nossos maiores embaixadores" refere Lisa Dequech, da Universidade do Porto, autora de um estudo sobre o impacto do turismo académico na cidade...

estudantes sentados com computador na Ribeira do Porto


E como eu, chegou e se encantou e resolveu ficar, o italiano Giovanni Tedesco, veio estudar História da Arte e encontrou um segundo lar. E explica:" Os bairros, a Baixa, as casas ao nível da rua, a roupa estendida, fizeram-me lembrar a minha terra. Adorei a mentalidade aberta, mediterrânica, e a sensação de nascer outra vez numa cidade onde ninguém te conhece."
E confirmo o que disse o Giovanni: " Para mim, é tudo Porto, uma cidade feita à dimensão do Homem, calorosa, com muito para dar e descobrir".

Senhora sentada junto aos telhados das caves de vinho do Porto


Obrigada a revista Visão!

Vem para o Porto e região?

quarto de hotel no Porto

guia brasileira mostrando os azulejos da estação de São Bento no Porto para duas turistas






Comentários

Postar um comentário