A arte, a arquitetura e os homens bons da Santa Casa da Misericórdia

Esta fachada lindíssima na simpática Rua das Flores, impressiona e chama a atenção de todos que por ali passam...



É uma fachada rica em detalhes, no estilo barroco de Nicolao Nasoni, o mesmo arquiteto da Torre dos Clérigos ( ver AQUI).
Trata-se da Igreja  da Misericórdia do Porto, que juntamente com o Museu da Santa Casa da Misericórdia do Porto,  compõem um belíssimo edifício a ser visitado.

"A Santa Casa de Misericórdia do Porto foi fundada por carta do rei D. Manuel I aos homens bons da cidade, datada de 14 de Março de 1499, alguns meses depois da criação da Misericórdia de Lisboa. O objetivo fundamental imposto pelo seu primitivo Compromisso consistia em dar cumprimento às chamadas Obras de Misericórdia, o mesmo é dizer, a um vasto  programa de ação social em prol das populações mais carenciadas" ( fonte: Santa Casa de Misericórdia do Porto)

A Casa do Despacho foi a primeira dependência  a ser construída, é uma sala belíssima onde eram tomadas todas as decisões referentes às benfeitorias da Santa Casa da Misericórdia e tem em seu interior uma das pinturas mais espetaculares do patrimonio artístico português. Trata-se do quadro: Fons Vitae, pintura a óleo sobre madeira,  de cerca de 1520, da Oficina de Bruxelas de Escola flamenga. Um obra com uma riqueza de detalhes indescritível. Só por aí já vale a visita...


O pátio interno do edifício que era a céu aberto, foi transformado na atual Galeria dos Benfeitores, através de uma cobertura com uma estrutura metálica, seguindo na época a arquitetura em ferro, como no caso das pontes e do Mercado Ferreira Borges.



 Ali eram expostos os retratos dos benfeitores da Santa Casa, hoje podem ser vistas diversas obras de arte sacra...


E tem um mosaico de revestimento de piso térreo maravilhoso no estilo "mozaico allemao"...


Este pátio articula à sua volta, todas as dependências da Sede da Misericórdia, inclusive à belíssima Igreja...





E nos leva a  uma dependência com inúmeras estátuas de vários tamanhos, representando vários santos e anjos, num ambiente decorado com um conjunto de belíssimos azulejos...





Um pequeno, mas lindo museu de arte sacra...



Uma sugestão para quem gosta de apreciar este tipo de arte e quer saber mais sobre o que é a grande referência da cidade: a arquitetura.


 Além de poder admirar um conjunto belíssimo de azulejos, desde os que estão no interior da Igreja até o revestimento do piso do pátio central.



 Vale a visita!

Museu da Misericórdia do Porto
www.mmipo.pt
Rua das Flores, 5
tl. + 351 222 074 710
geral@scmp.pt

Aberto todos os dias
01/04 a 30/09 - Horário de Verão: das 10 às 18h30
01/10 a 31/03 - Horário de Inverno: das 10 às 17h30
Encerrado: 01/01 e 24 e 25/12



Exibir mapa ampliado

Comentários

  1. Que lindo e que Riqueza Rita!!!
    Amo azuleijos!!!
    beijinhos e uma linda semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Claudia!

      Sim! quem não adoro os nossos azulejos? Este mosaico no piso da Misericórdia então... é demais!
      Que bom que gostou. Um beijinho é ótima semana também!

      Excluir

Postar um comentário