Os brasileiros do Porto, pelos brasileiros no Brasil.

Todas as vezes que eu assistia alguma manifestação organizada pelos portugueses e via a Avenida dos Aliados, o coração da cidade, completamente repleta de pessoas, me batia uma mistura de sentimentos ...


Eu ficava feliz, por estar vivendo num país com consciência coletiva, e com vontade de mudar as coisas, e ao mesmo tempo me sentia triste por saber que o Brasil, o país que eu deixei lá do outro lado do oceano, com tantas pessoas que eu amo, só saía às ruas para festas e carnaval. Um país com muito mais problemas do que os países europeus, mas que parecia adormecido.

Mas de repente, o país gigante acordou...

foto: publico.pt
E o que começou com protestos contra o aumento da tarifa dos transportes públicos, gerou uma onda de insatisfação no país devido ao gasto público com os futuros eventos desportivos e o descaso nos setores mais importantes como saúde, educação e segurança.
A verdade é que o movimento ganhou força a nível internacional e muitos brasileiros que vivem em diversas cidades no mundo, solidários com o que acontece no Brasil, também manifestam.

E no Porto não foi diferente...


Centenas de brasileiros que vivem na cidade, na sua maioria estudantes, pediram a Av. dos Aliados emprestada e mostraram ali o seu apoio ao seu país.


Os habitantes e turistas curiosos observavam. Mas os que perguntavam o que se passava, achavam bem que isto estivesse a acontecer.


A polícia, amiga, só observou...


Os brasileiros agradecem ao Porto pelo apoio e pelo empréstimo desta avenida tão importante!

Aqui um vídeo com todas as imagens. Vale a pena ver!


Comentários