Na Rua de Santa Catarina, um incrível vinho com uma história incrível.

Na movimentadíssima Rua de Santa Catarina, no mesmo edifício do Grande Hotel do Porto há uma nova casa de produtos tradicionais portugueses, o Cantinho Gourmet.


Entrei prá conhecer e encontrei uma loja cheia de charme e produtos regionais, que  vão desde os doces e compotas, os temperos, os queijos, os azeites, até aos vinhos,  tudo muito bem representado.




 Com vista para o hall do hotel...

 

Uma das sensações é o licor de ginja, que para além de poder comprar a garrafa eles também vendem para beber naqueles deliciosos copinhos de chocolate. Toda gente adora parar ali para um copinho...


Mas a maior sensação da loja, está  numa das prateleiras dos vinhos...


O Vinho do Porto Scion. Provavelmente o Vinho do Porto mais antigo e mais caro de sempre. Com uma história incrível...


Conheça esta história:

Em 2008, o enólogo da Taylor’s, David Guimaraens, soube da existência de um muito velho e raro vinho do Porto envelhecido em casco, que datava do período anterior à chegada da filoxera ao Douro, praga que destruiu a maior parte das vinhas da região. 
O vinho, com mais de 150 anos de idade, pertencia a uma ilustre família do Douro e foi guardado num armazém na aldeia de Prezegueda, no vale do Corgo. O vinho, uma verdadeira relíquia, tinha sido passado de uma geração para outra e todas as tentativas para convencer a família a vendê-lo tinham sido infrutíferas.
Em 2009, o único descendente sobrevivente da família morreu sem deixar filhos. Os seus herdeiros, dos quais nem todos eram membros da família, decidiram vender os dois cascos deste vinho único e historicamente importante. As amostras foram adquiridas pela Taylor’s e, surpreendentemente, tendo em conta a sua idade, descobriu-se que o vinho não estava apenas num estado impecável como também era de excecional qualidade. A compra foi negociada com sucesso e os dois cascos foram transferidos para as caves da empresa em Vila Nova de Gaia, em 13 de janeiro de 2010.
Em circunstâncias normais, um vinho do Porto envelhecido em madeira com uma idade tão avançada como este teria sido incorporado nas reservas de vinho do Porto Tawny velho da empresa. No caso em concreto seria incorporado no lote do Tawny 40 anos. No entanto, tendo em vista a sua qualidade, raridade e interesse histórico, o Diretor Executivo da Taylor’s, Adrian Bridge, decidiu que não deveria ser lotado, mas sim ser disponibilizado como um produto único de colecionador. No outono de 2010, o vinho foi lançado como uma edição muito limitada, sob o nome de Scion. O Scion é um dos mais antigos e raros vinhos do Porto Tawny envelhecidos a serem comercializados e um dos poucos vinhos da época anterior à filoxera de qualquer região vinícola a chegar até nós em perfeitas condições. (fonte: www.taylor.pt)

foto:taylor.pt
Dizem que um terceiro barril, foi comprado na época por Winston Churchill para sua coleção pessoal.

E dos  outros 2 barris, adquiridos pela Taylor's, surgiram as únicas 1.500 garrafas do exclusivo Scion.
Um verdadeiro Porto de luxo.


Cantinho Gourmet
Rua de Santa Catarina,191
www.cantinhogourmet.pt

Comentários