Um dia para explicar, o que muitas vezes não tem explicação

Hoje é comemorado o Dia de Portugal. É o dia em que se assinala  a morte de Camões. (o famoso autor dos Lusíadas). O pai da língua portuguesa.
E nada melhor do que este dia para responder a uma pergunta que tantos brasileiros e portugueses fazem, ou para mim, ou para si próprios:

" Mas por que é que esta brasileira gosta tanto de Portugal? E chega ao ponto de escrever sobre uma cidade portuguesa?"


Fácil: primeiro porque amor, é uma coisa que não se explica. Sente-se.
E segundo porque cientificamente falando, dentro das minhas veias o que corre mesmo é sangue português.

Tudo começou há mais de 60 anos  quando o meu pai saiu de Sendim em Miranda do Douro e a minha mãe saiu de Satão em Viseu e foram cada qual com a sua família, descobrir o que um país tão distante, chamado Brasil tinha para oferecer. Conheceram-se em São Paulo e lá  se casaram.


E é aí que eu surgi. Bem paulistana, bem brasileira.

Mas a vida deu voltas e mais voltas e eu fiz o caminho inverso e vim para a  terra dos meus pais saber mais das minhas origens. E passei a amar um português...


E amo intensamente esta cidade que tem o nome que deu origem ao nome de Portugal... o Porto.


E dia após dia eu descubro porque é que o Porto encanta!

Portanto, eu acho que o meu coração é tão  grande... porque tem lugar prá muito amor! Dá para amar por igual as minhas duas nacionalidades...


E em memória do nosso grande Camões, de uma coisa eu tenho a certeza: eu tenho muito orgulho de falar Português! (de Portugal ou do Brasil, não importa.)

Comentários

  1. Oi Rita! Conheci teu blog através de um comentário teu nos Destemperados e estou adorando.
    Vou com meu marido pela primeira vez para Portugal em Setembro e já estou encantada pelo país só pelo que venho lendo!

    ResponderExcluir
  2. Olá Débora! Muito obrigada pelas palavras! Você vai adorar Portugal tenho certeza. Todo o brasileiro tem que conhecer...aqui estão as nossas origens.
    Não deixe de conhecer o Porto, é a cidade mais charmosa, com certeza. Se precisar de alguma dica é só falar. Um beijo! Rita

    ResponderExcluir
  3. Olá Rita! Que estória linda! Tenho a certeza que a sua paixão por este pequeno cantinho irá encantar muita gente! Beijinho e bem vinda!

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada pelas palavras! Eu faço tudo isto com muito amor, e por isso sei que as pessoas estão gostando muito do meu trabalho. Um beijinho!

    ResponderExcluir
  5. Olá, Rita!

    Sua história vivida e tão intensamente sentida é realmente muito bonita.
    Confesso que, eu que nasci no Porto, estou a espera da oportunidade de voltar aí, pois também sinto esse amor por Portugal, minha terra natal, como sinto pelo Brasil, o país que adotei como minha segunda pátria.
    Tenho acompanhado seu blog e constantemente sinto uma energia no meu peito, uma vontade enorme de "degustar" cada cantinho do Porto, como de Portugal, que só pode ser Amor. Parabéns pelo seu trabalho.Um beijinho.Manuela

    ResponderExcluir
  6. Cara Manuela!

    Muito obrigada pelas suas palavras tão carinhosas.
    É tão bom ter duas pátrias no coração não é mesmo?
    Venha logo visitar a sua terra natal! Aproveitamos e nos conhecemos pessoalmente! Vai ser um prazer enorme. Um beijinho e mais uma vez muito obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Sabe Rita, eu nasci no Porto, no Miradouro de Santa Catarina (que espero que já conheça) com vista privilegiada para a Foz do Douro e o Atlântico, e tenho quase uma paixão doentia pela minha cidade, tentando ser um grande embaixador junto dos muitos amigos estrangeiros que tenho.
    Por isso fico sempre muito contente quando alguém se apaixona pelo Porto, ainda mais com pais portugueses que se conheceram no Brasil.... história bem fora do habitual!! Eu também sou um apaixonado pelo Brasil, para onde fui com 2 anos e onde tenho alguns bons amigos e familiares. Espero que continue a dar a conhecer Portugal e em especial o Porto, cidade que está na moda em todo o mundo, aos muitos milhões de Brasileiros que ainda não nos descobriram.......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joaquim,
      Muito obrigada por palavras tão gentis. São comentários como estes que me incentivam todos os dia a continuar. Obrigada por seguir o Porto Encanta!

      Excluir
  8. Oi Rita! Muito legal sua história! Me identifico muito contigo, porque sou uma brasileira apaixonada por Portugal, principalmente pelo Porto! Realmente, não dá para explicar o amor que sentimos por essa nação! Também sou de São Paulo e vivo no Porto! Sou amiga da Ívian!
    Bjinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucilene!

      Obrigada! Realmente é um sentimento muito especial que está cidade proporciona. Assim como nós duas, tenho conhecido algumas pessoas assim, que não são de cá e se renderam totalmente ao Porto.
      Que bom! Um beijinho e quando der, acompanhe a mim e a Ivian nas nossas andanças pelo Porto :)

      Excluir
  9. Oi,Rita sou a Cecilia. Sou filha do Helton que fazia trilhas com você .Meu pai me mostrou o seu blog e achei muito legal.Sempre quis conhecer Porto e agora estou mais enteressada ainda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cecília!! Que ótimo!! Muito obrigada! Sim, o Porto é maravilhoso!! Beijos!!

      Excluir

Postar um comentário