Do Porto para... Guimarães

Quem vem ao Porto ou está no Porto deve tirar um dia para visitar Guimarães: o chamado Berço de Portugal. Ou seja, prepare-se para entrar num livro de História. Logo na praça principal, uma grande muralha avisa-nos onde estamos:



Guimarães está a aproximadamente 50 kms do Porto. E para quem não quer ir de carro, pode pegar o comboio/trem nas estações São Bento ou Campanhã e em mais ou menos 1 hora está no centro de Guimarães.

Portugal, que antes era Portucale, nada mais era do que um  condado dependente do reino de Leão, pertencia a terras galegas. E foi  Dom Afonso Henriques, que vivia em Guimarães , após a morte de seu pai e em oposição à sua mãe, quem impediu a invasão do condado,venceu a Batalha de São Mamede e depois de mais alguns anos de conquistas, auto proclamou-se Rei de Portugal.
Para saber mais da história do surgimento de Portugal e do seu primeiro rei, D. Afonso Henriques leia: aqui
E lá ao alto, bem à entrada do Castelo de Guimarães, bem à frente da Capela de São Miguel, onde ele teria sido batizado,  está a sua estátua!




São passagens obrigatórias para quem vai a Guimarães. Mas para chegar ao castelo, temos que passar por deliciosas vielas medievais, e o histórico Largo da Oliveira. Deixe-se perder nesta cidade que respira história. O seu centro histórico é classificado como  Patrimonio Cultural da Humanidade.





Além de oferecer uma excelente gastronomia e os vinhos verdes da Região do Minho, o comércio tradicional de Guimarães tem lojas belíssimas e confeitarias com doces conventuais claro, maravilhosos!

Mas para mim, um lugar que não pode deixar de ser visitado é o Paço dos Duques   . Destaca-se pela sua arquitetura arrojada e imponente. Está localizado ao lado do Castelo.


Hoje, transformado num museu, é um dos monumentos mais visitados em Portugal. E apresenta um acervo belíssimo de obras de arte, mobiliário estilo medieval, e tapeçaria de origem espanhola e belga  algumas com  dimensões de aproximadamente 40 metros quadrados.Imperdível!



 




E já que Guimarães é a Capital Europeia da Cultura em 2012, nada como aproveitar a sua ida à cidade para um programa cultural. Veja a agenda oficial no: site.



E porque ninguém é de ferro, e o calor do Verão não perdoa, minha sugestão é uma salada bem refrescante no restaurante vegetariano Cor de Tangerina, localizado bem em frente ao Castelo e ao Paço dos Duques.
Mesmo quem não é adepto à cozinha vegetariana, deve passar por lá para conhecer a beleza da casa antiga, que foi totalmente reconstruída , tem loja de artesanato, produtos regionais e biológicos.


Do Porto para... Guimarães, um passeio histórico, gastronomico, cultural e medieval! Vale a pena!

Reserve aqui o seu hotel em Guimarães:

Booking.com

Comentários

  1. Oi, no ano passado, estávamos eu e meu marido, no Porto, no Natal. Amamos. É certo que Oporto encanta!!!
    Este ano vamos voltar para a área, mas não repita Porto. Nós pensamos em Guimarães ou Braga. O que você nos aconselham a visitar no inverno?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carmela!
      Ainda bem que gostou do Porto! Saiba que sempre há alguma coisa para visitar por aqui.
      Mas do Porto é possível chegar em lugares fantásticos como Braga, Guimarães e também Barcelos a cidade dos galinhos protugueses. Pode ir também em Aveiro e Coimbra.. E ainda pode conhecer o vale do Alto Douro vinhateiro, onde é produzido o vinho do Porto. Mais informações pode me escrever diretamente para: oportoencanta@gmail.com.

      Excluir

Postar um comentário