Do Porto para... o Douro Vinhateiro

Há apenas 100 kms da cidade do Porto sentido nordeste, estamos diante do que eu chamo de: O Santuário do Vinho.


foto: Rui Bonito

Nenhuma outra  paisagem em Portugal, conseguiu me impressionar tanto como o Alto Douro Vinhateiro.
Eu posso ir lá repetidas vezes e não me canso de admirar aqueles vales esculpidos pelos homens e como dizemos no Brasil... abençoados por Deus.
Esta região, classificada  pela UNESCO como Património da Humanidade, produz vinhos há mais de 2000 anos. São os conhecidos vinhos do Douro e o exclusivo Vinho do Porto.
Exclusivo porque assim como  Champagne, na França é o único lugar do mundo que  produz a verdadeira Champagne, é nesta região numa combinação de castas, solo e clima, que se produz o Vinho do Porto.


São 26 mil hectares de vales, vinhas, quintas, rio, vilas, que eu poderia ficar aqui tentando descrever a beleza deste lugar, e não conseguiria.
Portanto, se está ou vem para o Porto, tem que programar uma ida até lá.

foto: Rui Bonito
 De carro, chega-se mais ou menos em uma hora.

foto: Rui Bonito

 De trem/comboio a viagem é lindíssima, dura mais ou menos 2:15 horas. Chega-se na Estação Pinhão, que é um charme, e dali pode fazer o percurso pelas quintas com transportes de turismo ou até mesmo com um táxi.



São muitas as opções de Quintas para conhecer, provar os vinhos e andar pelas vinhas.
Da última vez que ali estive, com um casal de primos do Brasil, decidi levá-los a uma quinta familiar, e 100% portuguesa.

 
Esta quinta, para além de manter a tradição dos vinhos, resolveu ser também inovadora, quando através de um projeto arrojado do arquiteto Álvaro Siza Vieira construiu um moderno armazém para o  estágio e o envelhecimento dos vinhos. (para quem não conhece, Álvaro Siza Vieira é uma espécie de Oscar Niemeyer de Portugal).


A fachada é totalmente revestida de cortiça, excelente isolante térmico e acústico. Faço questão de falar nisso, para mais uma vez quebrar o paradigma que foi criado no Brasil, que diz que o uso da cortiça não é ecológico. Quem inventou isto, deve ser algum produtor de rolhas de plástico. Uma vez que a árvore da cortiça é descortiçada de 9 em 9 anos, a cortiça é totalmente renovável, importantíssima na preservação da qualidade do vinho que bebemos.

Dentro deste imenso armazém podemos fazer uma visita guiada para conhecer detalhes da arquitetura e principalmente... do vinho. São pipas e mais pipas.



E a partir daí vamos então para  a prova  dos vinhos ...


O "Late Harvest" foi a grande surpresa das provas!!
 

E para quem quiser levar o seu prá casa, não faltam opções de escolha.
Vinhos Tinto, Branco, do Porto, Moscatel...




Mas para quem quer fazer enoturismo, andar pelos vinhedos, saber todos os detalhes do encantador mundo dos vinhos,  ainda pode ficar lá na Quinta, hospedado em grande estilo numa casa tradicional, com restaurante que oferece enogastronomia com os produtos da região. 



Esta é mesmo uma dica para um passeio inesquecível.

E saber que tudo isto está aqui... à beira do Porto!

Reserve aqui o seu hotel na região do Douro:

Booking.com

Comentários

  1. Olá! também sou fã do Douro Vinhateiro e sinto o mesmo tal como você diz:
    "Eu posso ir lá repetidas vezes e não me canso de admirar aqueles vales esculpidos pelos homens...."

    Sugestão: quando tiver oportunidade, caso ainda não tenha ido, vá de barco desde a cidade do Porto até ao Douro e regressar de comboio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Pedro o Douro Vinhateiro é mesmo incrível e obrigada pela sugestão. Já fui de comboio do Porto para a Régua, depois andei lá nos rabelos. E já fiz também o passeio num veleiro da Folgosa até o Pinhão. Só me falta mesmo fazer o cruzeiro do Douro ao Porto.

      Excluir
  2. Oi Rita, vou para o Porto dia 20 e estou procurando um cruzeiro pela regiao que vc descreveu nesse post.Sei que vc ainda nao fez, mas será que tem alguma dica? um bj e orbigada, Maryanne

    ResponderExcluir
  3. Olá Maryane, Se você quer apenas conhecer esta região descrita neste post, você pode fazer um passeio pelo Veleiro Douro a Vela. Veja este post aqui: http://www.oportoencanta.com/2013/05/do-porto-para-um-veleiro-num-cenario.html
    Se você quer fazer o cruzeiro do Porto até o Douro pode pesquisar esta empres: www.douroazul.com.
    Um beijinho!

    ResponderExcluir
  4. Oi Rita, muito obrigada, as opções parecem ótimas. Depois volto pra contar como foi. um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai adorar Maryane. Se quiser partilhar alguma foto vai ser um prazer. Beijos e boa viagem!

      Excluir

Postar um comentário