Azeitonas com história...

Esta é para quem gosta de azeitonas, ou não.


Gostando ou não, vale a pena saber mais sobre uma casa que se chama Azeitoneira do Porto.
Quem anda pela ribeira do Douro por entre as mesas dos restaurantes, as lojas de gifts e souveniers, os turistas, os vendedores, os artistas de rua, às vezes acaba passando e não vê.
Muitas pessoas que são do Porto, não sabem que existe.
Eu mesma já havia passado por ali inúmeras vezes e não tinha prestado atenção naquela simpática plaquinha:


O nome me chamou a atenção: Azeitoneira do Porto. Achei sugestivo e fui lá procurar saber mais.
Como o nome diz, a especialidade não podia ser outra coisa: azeitonas, as melhores produzidas no país. A maior parte delas vem do Alentejo e Trás-os.Montes. Vendidas a granel, estão lá expostas em potes imensos, liberando um aroma delicioso. Impossível não provar e levar.



A Azeitoneira do Porto é uma casa com história. Fundada nada mais nada menos em 1862, está já na quarta geração através da D. Leonor que há 40 anos vai a frente do negócio, já preparando o seu filho Miguel que irá representar a quinta geração . Ambos estão ali para atender a todos, clientes locais ou turistas com muita atenção e conhecimento dos produtos ali vendidos.Além das azeitonas, estamos falando de vinhos, azeites, conservas, queijos, frutos secos entre outros.




Nos dias atuais é mesmo incrível ver uma loja que tem a 5ª geração à frente do negócio.
O tempo que eu passei lá conhecendo os detalhes da Azeitoneira do Porto, pude observar o entra e sai dos turistas e principalmente de clientes habituais que já são conhecidos pelos nomes e que dá para ver que vão sempre lá principalmente pela qualidade.
Vale a pena conhecer está loja centenária que mantém na sua arquitetura a originalidade das enormes pedras que constituíam a muralha que defendia a cidade. E claro, com vista para o Rio Douro.



Comentários